IMG 2532Vocês já ouviram falar no Tribunal de Contas do Estado da Bahia? Sabem o que faz um tribunal e qual a função da Corte de Contas baiana? Trinta e cinco alunos do 2º e 4º ano do ensino técnico do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, do bairro de Cajazeiras IV, tiveram a oportunidade de dirimir suas dúvidas sobre controle social e fiscalização de recursos públicos ao participaram, na tarde desta terça-feira (17.04), de mais uma edição do Projeto Casa Aberta, criado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) com o objetivo de promover as ações da instituição e aproximar a Corte da comunidade estudantil.

Acompanhados pela assistente adjunta da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), Cristiane Vasconcelos, eles foram recebidos pelo conselheiro-ouvidor, João Bonfim, que ressaltou a oportunidade deles conhecerem o trabalho desenvolvido pelo corpo técnico do Tribunal. Ao receber os alunos no gabinete, o conselheiro relembrou da infância na caatinga, da sua trajetória na escola pública e sua carreira política. E fez questão de salientar que mudar a realidade rerquer perseverança e obstinação. “Quem faz a escola é o aluno. Aproveitem todas as oportunidades possíveis. Não deixem de estudar e se dediquem ao máximo”, concluiu.

IMG 2524Após a sessão plenária, já na sala de treinamento da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), Cristiane Vasconcelos falou sobre a relevância do controle social, entendido como a participação do cidadão na gestão pública, para coibir os desvios dos recursos públicos. Na oportunidade, a ouvidora adjunta do TCE/BA, Ana Patrícia Crisóstomo Pereira, orientou os estudantes a cobrarem mais dos gestores públicos a boa aplicação dos recursos. “Eles querem exercer o direito, mas não sabem a quem recorrer. O nosso trabalho é apresentar os canais de comunicação e direcioná-los para outras ouvidorias”, explicou.

Já o gerente da Auditoria 5A, José Germano dos Santos Júnior, explanou sobre despesa em educação, a missão do TCE/BA, o papel da sociedade em relação aos órgãos de controle externo, entre outros assuntos. “Eles têm uma crítica sobre a atual conjuntura social, como esses recursos são disponibilizados. E a ideia é explicar como funciona o mecanismo da sociedade, orçamento e o como a atuação do Tribunal repercute na realidade deles”, ressaltou.

IMG 2541Para a professora de Fundamentos da Administração e Contabilidade,Rosimeire Souza de Almeida, o Projeto Casa Aberta simboliza um despertar de consciência. “Esse contato é fundamental para trabalharmos a interdisciplinariedade. Eles serão multiplicadores dessa informação e a família também terá acesso ao órgão de controle”.

DEPOIMENTOS

“Já conhecia o TCE, mas não profundamente. A partir dessa visita podemos ter uma visão mais ampla como fiscalizar a aplicação do recurso público na nossa escola e na nossa comunidade”
Gabriele Nascimento Reis, 18 anos, estudante do 4º ano do ensino técnico

“Não tinha conhecimento do papel do Tribunal. Ficou claro qual a atuação desse órgão e como a sociedade pode reclamar seus direitos. Temos muitas denúncias para fazer. Esse dinheiro é nosso e temos que ficar de olho mesmo”
Luiz Henrique Gomes de Jesus, 18 anos, estudante do 2º ano do ensino técnico