ouvidoria vai a escola 1 6 2023 oneO que faz o Tribunal de Contas do Estado da Bahia? Como posso participar do trabalho da Casa de Contas e Controle? Na tarde desta quinta-feira (1º.06), 28 estudantes do Colégio Estadual José Augusto Tourinho Dantas, em São Cristóvão, conheceram as respostas destas perguntas durante a participação no Ouvidoria vai à Escola. Na apresentação do projeto, os participantes descobriram qual a importância do tribunal para a sociedade e como entrar em contato com o TCE/BA através da Ouvidoria.

ouvidoria vai a escola 1 6 2023 twoEstimular a participação da comunidade estudantil na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações do governo, é o principal objetivo do Ouvidoria vai à Escola. Segundo a ouvidora-adjunta Ana Patrícia Crisóstomo, que apresentou o projeto aos alunos na biblioteca do colégio, o controle social é um instrumento de grande relevância para o exercício pleno da cidadania.

“Quando você percebe alguma irregularidade, seja na educação, na saúde, nas construções e em outras áreas, o controle social precisa estar lá também para garantir o direito de todos nós. Existem muitas escolas no estado e o TCE não conseguiria fiscalizar se todos os recursos estão sendo aplicados de forma eficiente em todas elas, por isso é importante o olhar atento de vocês, estudantes, no dia a dia do colégio”, disse Ana Patrícia.

Os estudantes, que cursam do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, também tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo institucional O TCE Mais Perto de Você. Após a exibição, a ouvidora-adjunta interagiu com os participantes, que tiraram suas dúvidas e compartilharam experiências pessoais com a falta de direitos básicos.

Em seguida, a apresentação abordou o princípio da transparência, que os estudantes podem utilizar a partir da Lei de Acesso à Informação, e as formas de participação social. Para entrar em contato com TCE/BA, Ana Patrícia destacou os tipos de manifestações que são acolhidas na Ouvidoria, como denúncias, reclamações, sugestões, elogios e demais pronunciamentos.

“As denúncias são muito importantes, mas vocês não sabem o poder que um elogio tem. Se você vê alguém esforçado, se é um professor que está ali sempre lutando e interessado, passem para a Secretaria de Educação, para nós, porque chama atenção e dá estímulo a quem trabalha com a educação de vocês, para poder fazer ainda mais”, finalizou a ouvidora-adjunta.

Durante o projeto, os alunos também receberam o material didático produzido pelo TCE, como as cartilhas TCE/BA quer ouvir você e Com você a nossa rede é mais forte, além da revista em quadrinhos Você no Controle.

 

DEPOIMENTOS

ouvidoria vai a escola 1 6 2023 three“A palestra foi extremamente necessária, tinha algumas informações que eu não conhecia, e obter as informações vão me auxiliar tanto no colégio como na vida pessoal” - Ian Oliveira Souza, 16 anos, 2º ano do Ensino Médio

ouvidoria vai a escola 1 6 2023 four“Eu gostei muito da apresentação, da comunicação e do tema. O conteúdo foi muito importante, ainda poderia trazer mais informações, mas o que aprendi vai me ajudar muito na participação e das necessidades que a escola têm” - Juliana Paiva, 17 anos, 3º ano de Exatas do Ensino Médio