Ir para o conteúdo

Autenticação

Estudantes do Colégio Militar são orientados a exercer o controle social

3603“Esse é um momento de aprendizado sobre o papel fiscalizador do Tribunal de Contas do Estado da Bahia e a importância do controle social feito pelo cidadão “. Foi com essa afirmação que Cristiane Vasconcelos, assessora da ECPL, iniciou a 8ª edição do Projeto Casa Aberta, na tarde desta terça-feira (29.05). Quarenta alunos do ensino médio do Colégio Estadual Dona Leonor Calmon, do bairro de Cajazeiras, foram recebidos na sala de treinamento da ECPL, de onde seguiram para o plenário e puderam acompanhar a 29ª sessão ordinária.

Na ocasião, o tenente-coronel José Augusto Nunes de Oliveira entregou um certificado como forma de homenagear o presidente do TCE/BA, Gildásio Penedo Filho. "Gostaria de agradecer pelo convite para participar desse projeto, que, ao meu ver, é de grande valia para vocês, jovens, que estão prestes a iniciar a vida acadêmica e profissional. Então, em nome do Colégio da Polícia Militar, entrego essa lembrança singela também como forma de agradecimento", afirmou o tenente-coronel.

Depois do plenário, os alunos conheceram o Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para a Auditoria (Cedasc). Os estudantes dirimiram suas dúvidas e ouviram explicações sobre o funcionamento do setor. “Todo acesso de dados, que diz respeito à fiscalização do estado feito pela Casa, passa de dentro pra fora do Tribunal e de fora pra dentro por esses equipamentos", confirmou o gerente de Infraestrutura, William Magno, que, junto ao diretor do Cedasc, Edmilson Galiza, instruiu os alunos e apresentou a tecnologia utilizada pelo TCE/BA. O diretor Edmilson Galiza também fez questão de frisar que "mais importante do que o controle exercido pelo Tribunal, é o controle exercido por vocês, cidadãos, com o controle social".

36153635

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em seguida a turma retornou à sala de treinamento da ECPL, onde foram recebidos inicialmente, para assistir ao vídeo institucional "O TCE mais perto de você" e às palestras da ouvidora adjunta do TCE/BA, Ana Patrícia Crisóstomo, e do gerente da 5ª auditoria, José Germano. O evento foi finalizado com uma pequena consagração feita pela assessora Cristiane Vasconcelos ao Colégio