IMG 20221129 174408 710 x 476 pixelCom o intuito de esclarecer o papel do gestor na condução da própria equipe visando atingir os melhores resultados da instituição, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) promoveu, na tarde desta terça-feira (29.11), a palestra Gestão por Competências na Prática, proferida pelo diretor executivo da Leme Tecnologia, Elsimar Gonçalves. Direcionado aos gestores da área de controle externo, o evento integra o Programa de Desenvolvimento de Lideranças, desenvolvido pela Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL). 

O palestrante foi apresentado por Marta Lemos Correia D’Amorim, responsável pelo Núcleo de Gestão de Pessoas do TCE/BA, que ressaltou a importância do desenvolvimento humano e da tecnologia em gestão de pessoas para o aperfeiçoamento da atuação do tribunal. Acompanhado pela consultora de implantação de software GCA da Leme Tecnologia, Carolina Arduin, o diretor executivo iniciou a palestra falando sobre o papel da empresa, que fornece softwares para Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Estratégia Empresarial, Recrutamento e Seleção e Educação Corporativa. 

Ele apresentou uma das principais plataformas elaboradas pela Leme Tecnologia, a Galera.App, explicando: “Este software reúne soluções para gestão de competências, avaliação e desenvolvimento de pessoas. Ele não foi pensado no núcleo de gestão de pessoas, porque eles já têm a experiência do que precisam fazer, mas a gente precisa facilitar o dia a dia de quem está em contato com as pessoas, que é o gestor”. 

Além da apresentação da ferramenta, o conteúdo principal do evento abordou a importância do gestor na relação com os servidores. Segundo o diretor executivo da Leme, a gestão de desempenho com foco em competências é um processo em conjunto, realizado através da análise da performance da equipe, da transparência sobre o que precisa ser melhorado ou exaltado e da meritocracia. 

Em relação ao TCE/BA, o objetivo da plataforma é conduzir as pessoas para que possam atingir a visão da instituição. “Não é apenas uma forma de administração, mas um meio muito eficiente de desenvolvimento de pessoas. Competência não é o que você faz, mas o que as pessoas vêem o que você faz, e o papel da liderança é saber dimensionar o trabalho que precisa ser feito e o que é necessário para a equipe executá-lo da melhor forma”, disse. 

A palestra ainda contou com o esclarecimento de dúvidas e sugestões dos servidores para o aprimoramento do sistema de gestão da Casa de Contas e Controle baiana. No prosseguimento do evento, na tarde desta quarta-feira (30.11), o mesmo tema será apresentado para uma turma de gestores da área meio do TCE/BA.