“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”. Foi levando muito a sério essa frase do saudoso educador Paulo Freire que a professora Matildes Pacheco fez do Colégio Municipal Pingo de Gente, no município Licínio de Almeida, uma história de sucesso. No encerramento do evento de lançamento do programa “Educação é da nossa conta”, Matildes contou o seu “case” de boa gestão e convivência, mostrando que é possível realizar uma administração que transforme a vida das pessoas por meio da educação.
Matildes contou que, desde jovem, sonhava em ser professora. Ela precisava se deslocar diariamente para uma cidade mais próxima para que fosse possível concluir sua graduação. Com muita luta e superação, e grande amor à educação, ela e sua equipe conseguiram avançar ainda mais na qualidade da escola, que passou a ser reconhecida como uma das melhores do seu município.
O sucesso da escola, segundo ela, comunga com o sucesso de cada aluno. No entender de Matildes, a relação com as pessoas no ambiente escolar é o primeiro passo para o sucesso. “Primeiro eu gostaria de agradecer pelo convite e pelo intuito desse evento. A educação da nossa Bahia precisa de muitas melhorias, e nós sabemos que é muito necessária toda essa fiscalização. A educação muda a vida das pessoas, e ela também mudou a minha vida”, concluiu.
A professora também traçou todos os percursos administrativos que o colégio municipal fez até adquirir o reconhecimento da comunidade, recebendo prêmios e incentivando estudantes e professores. Explicou ainda as estratégias utilizadas para um melhor desenvolvimento dos seus alunos.
Confira aqui mais fotos no Flickr do TCE/BA.