Em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado no dia 27 de julho, a Escola de Contas José Borba Pedreira Lapa (ECPL) promoveu, na manhã e tarde desta quarta-feira (27.07), uma dinâmica entre os servidores do TCE/BA e a fisioterapeuta Patrícia Gisele Araújo. O objetivo principal foi levar para cada setor de trabalho do Tribunal uma vivência prática de exercícios, além de alertar os servidores sobre problemas decorrentes de postura incorreta. A atividade proporcionou momentos de relaxamento por meio da ginástica laboral e exercícios de respiração.
Para a fisioterapeuta Patrícia Araújo, a palavra-chave que traduz ergonomia no ambiente de trabalho é conscientização. “O objetivo da minha visita é promover uma melhor qualidade de vida, mas, sobretudo, despertar a consciência postural e corporal dos colaboradores, porque às vezes as pessoas dispõem de um mobiliário adequado, têm o suporte necessário, mas não sabem como usar a ferramenta que lhes é oferecida, não têm consciência sobre a postura correta do corpo”, explicou.
A ergonomia é também conhecida como o estudo da relação entre o homem e o seu ambiente laboral. Ela busca oferecer ao indivíduo o conforto adequado e os métodos de prevenção de acidentes e de patologias específicas para cada tipo de atividade executada. A má postura e as lesões por esforço repetitivo, ao logo do tempo, causam diversos males que prejudicam e comprometem a saúde do trabalhador, impossibilitando que esse indivíduo permaneça executando a mesma função em decorrência de uma deficiência motora.