oficina 2O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), promoveu, nos dias 20 e 21 de junho, na sala de treinamento da ECPL, das 8h30 às 17h30, a Oficina “Habilidades de Ensino”, ministrada pela especialista em políticas públicas, gestão governamental e em psicologia transpessoal aplicada à educação, a socióloga Maria Teresa Ramos da Silva (Teca Ramos).

Com carga horária de 16 horas, a capacitação teve como objetivo analisar a importância de seis habilidades de ensino impulsionadoras do processo de aprendizagem dos servidores públicos e os mecanismos para seu desenvolvimento.

Voltada para instrutores internos do TCE/BA, a oficina buscou identificar os fatores que contribuem para o processo de aprendizagem; caracterizar as habilidades de ensino necessárias para promoção desses fatores; experimentar procedimentos pedagógicos relacionados às habilidades de ensino e analisar a importância do emprego dessas habilidades nos processos de capacitação desenvolvidos pelos participantes.

instrutores 2Segundo a palestrante, a proposta do curso é fortalecer as habilidades de ensino dos instrutores internos do TCE/BA. “A turma é maravilhosa, um grupo pequeno, mas com bastante comprometimento. Acredito que tenha aprendido mais com eles do que ensinado. Está sendo bacana ver a evolução deles com as técnicas e procedimentos que podem ser usados como professor para melhorar sua relação com os alunos e seu processo de interação”, disse Teca Ramos.

Durante os dois dias, a palestrante propôs algumas reflexões, a exemplo da sala de aula na experiência dos participantes, dando ênfase aos acertos e dificuldades percebidas; o ensino e a aprendizagem como relação necessária; habilidades de ensino relacionadas aos processos de aprendizagem; de introdução e a noção de pontes cognitivas de Ausubel; de variação e a importância das seguintes escolhas metodológicas: de perguntar, de reforço, de ilustrar exemplo e, por fim, de ensino na prática do instrutor interno.