medalha2O conselheiro-corregedor do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Inaldo da Paixão Santos Araújo, foi condecorado, na manhã desta sexta-feira, com a comenda 2 de Julho, uma das mais importantes honrarias dedicadas a cidadãos baianos que prestam serviços relevantes ao Estado da Bahia. O evento, ocorrido no auditório da Assembleia Legislativa, contou com a presença de várias autoridades da administração pública estadual, além de servidores do TCE/BA. A sessão especial de outorga, firmada nos termos da Resolução nº 1.893/2018, foi proposta pelo deputado Adolfo Viana. A medalha 2 de Julho foi entregue pela esposa do conselheiro Inaldo Araújo, Vânia Crusoé.

Ao abrir oficialmente o evento, o presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel, deu ênfase à trajetória profissional do homenageado, ressaltando a importância do controle externo para uma administração pública eficaz. Em seguida, o deputado federal eleito Sargento Isidório prestou uma homenagem ao conselheiro-corregedor, convidando o público a cantar o Hino Nacional, acompanhado pelo toque percussivo dos timbaleiros do projeto social capitaneado pelo pastor.

Dando continuidade à programação do evento, o deputado federal eleito Adolfo Viana enalteceu os predicados que levaram o conselheiro Inaldo Araújo a ser reconhecido como um dos nomes mais importantes do controle externo. “A outorga da Medalha 2 de Julho ao conselheiro Inaldo da Paixão é fruto do reconhecimento de inúmeros serviços prestados pelo homenageado à Bahia e aos baianos. Eu não poderia perder a oportunidade de propor uma justa homenagem a esse servidor público que tanto prestou, e ainda presta, bons serviços ao povo da Bahia”, destacou o deputado.

mulheradolfo copy

No pronunciamento seguinte, o conselheiro Antonio Honorato também reconheceu o grande empenho do conselheiro Inaldo Araújo em prol do controle externo, destacando o merecimento da homenagem. “Esta Assembleia acerta no alvo ao prestar uma justa homenagem a quem realmente merece. E esse reconhecimento está no público aqui presente. Vemos aqui representantes do Senado Federal, da OAB, do Ministério Público, da Prefeitura de Salvador e de vários setores importantes da sociedade. Vemos também vários servidores do TCE aqui presentes. Portanto, quem, de fato, está de parabéns é a Assembleia Legislativa por fazer uma homenagem justa e digna ao conselheiro Inaldo”, pontuou o conselheiro Antonio Honorato.

honoratogil

Em seu discurso, o presidente do TCE/BA, Gildásio Penedo Filho, deu ênfase ao trabalho desenvolvido pela Corte de Contas baiana, que tem em Inaldo Araújo um exemplo a ser seguido. “Inaldo vem trilhando uma carreira repleta de exemplos exitosos, tendo sido chefe de auditoria, vice-presidente do TCE/BA e presidente por dois biênios. Embora esta seja uma homenagem de caráter personalístico, ela é extensiva ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia. Inaldo tem a consciência, ao ser agraciado com esta honraria, de que tudo isso é fruto do trabalho do TCE/BA. Temos a alegria e a satisfação de render as mais sinceras homenagens de gratidão ao Poder Legislativo porque o Tribunal de Contas, na figura do conselheiro Inaldo, se sente também representado por essa homenagem que dignifica a carreira do técnico consagrado por relevantes serviços prestados ao controle externo”, ressaltou o presidente do TCE/BA.

inaldowagnerEmocionado, o conselheiro-corregedor iniciou seu discurso prestando uma bela homenagem a todos os servidores do Tribunal de Contas presentes ao evento. E completou: “Qualquer cidadão baiano vê este título como a honraria maior. É muito bom ser homenageado com a Comenda 2 de Julho, data que representa o sentimento de independência, liberdade e também de sofrimento do povo. Isso porque a Independência do Brasil só ocorreu, de fato, nas entranhas da Bahia. Só tenho a agradecer ao deputado Adolfo Viana por esse grande gesto. E também ao povo da Bahia e aos servidores do TCE/BA pela luta do dia a dia”, afirmou o conselheiro-corregedor.

Compuseram ainda a mesa-diretora da sessão especial o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, representando o governador Rui Costa; o secretário da Fazenda, Manoel Vitório; o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, representando o prefeito ACM Neto; o procurador de Justiça Adriani Vasconcelos Pazelli, representando a procuradora-geral, Edilene Santos Lousado; o conselheiro federal da OAB e presidente eleito do órgão, Fabrício Castro; o conselheiro corregedor Plínio Carneiro, representando o presidente do TCM/BA, Francisco de Andrade Netto; o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo.

Confira aqui mais fotos da solenidade.

DEPOIMENTOS

“Inaldo é um filho excelente. É também bom pai e bom amigo. Um orgulho para mim”.

Manoel da Paixão Araújo Filho, pai do conselheiro Inaldo Araújo.

“Eu só tenho a agradecer essa indicação do conselheiro Inaldo para receber a Comenda Dois de Julho. Porque ele é uma pessoa que só contribuiu para engrandecer o TCE com o seu saber, para que tudo seja feito de forma correta. A linha dos tribunais mais modernos é evitar que o erro aconteça. Meus parabéns ao Tribunal de Contas, na pessoa do homenageado, por trabalhar com essa visão que considero a mais inteligente. É preciso prevenir mais do que acusar”.

Jaques Wagner, senador da República eleito.