IMG 2808Exercitar o raciocínio lógico, aprender detalhes da administração pública de forma lúdica e promover a integração entre os membros da equipe de trabalho. Servidores da Gerência de Jurisprudência e Informações Processuais (Gerin) revisitaram todos esses princípios ao jogar, na tarde de quarta-feira (20.11), o Você Gestor, jogo de tabuleiro desenvolvido pelo TCE/BA com a finalidade de informar os cidadãos sobre o controle externo, fomentando ainda o controle social.

Desta vez, os servidores da Gerin se colocaram, simbolicamente, no papel dos gestores públicos e conheceram mais de perto os meandros da administração. Ao assumir o posto de gestor da Saúde, Antônio Marcos Nogueira de Freitas recebeu duas importantes missões: promover concurso público para profissionais de saúde e construir unidades hospitalares.

Enquanto percorria as casas de Controle Externo, Controle Social e do quiz Diga Aí?, ele percebeu que os princípios da gestão, no Você Gestor, não dependem apenas do sorteio dessas cartas, mas principalmente do conhecimento das questões sobre a história do TCE e TCU, e ainda sobre a administração pública. Seu saber nesse campo, além dos pontos acumulados nos bônus, fez com que Antônio Marcos acumulasse os 800 pontos necessários para cumprir as duas missões.

IMG 2819Na opinião de Bonnie Bonilha, que assumiu o posto de gestora da Segurança Pública, o jogo permite que os participantes vivenciem momentos de interação, debatendo sobre vários pontos importantes envolvendo administração pública e a história do Tribunal. “O Você Gestor é muito interessante. Adorei ter participado com os meus colegas, pois o jogo proporcionou um momento de interação e debate. Além disso, aprendi fatos da história do TCE/BA. Foi muito enriquecedor ter participado”, disse a servidora. Participaram ainda da dinâmica os servidores Roberto Ataíde Júnior, Sara Borges Barreto Magalhães e Jaqueline Batista da Cruz Santos.

O jogo educativo de tabuleiro Você Gestor é um dos produtos do projeto Educação é da Nossa Conta e foi idealizado com o propósito de disseminar informações sobre a gestão pública e incentivar a sociedade a colaborar na fiscalização dos recursos públicos. O jogo vem sendo aplicado em diversas áreas do TCE/BA, bem como em turmas do ensino médio de escolas públicas estaduais e universidades.