2021 11 PremioVoceGestor portal O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, conselheiro Gildásio Penedo Filho, apresentou nesta terça-feira (30.11), durante a sessão plenária, o Prêmio IAF de Educação Fiscal 2021, conquistado pelo TCE/BA com o Você Gestor, jogo de tabuleiro digital desenvolvido pelo Tribunal no âmbito do projeto Educação é da Nossa Conta. Na oportunidade, o presidente apresentou o certificado do prêmio, ressaltando que a importância de R$ 4.000,00 da premiação será revertida em prêmios para estudantes da rede pública que vencerem o torneio do Você Gestor. Veja aqui o vídeo de apresentação do Prêmio.

O Prêmio IAF de Educação Fiscal 2021 foi entregue oficialmente na noite do dia 26 de novembro, em solenidade ocorrida no Auditório Mário Cravo, na Casa do Comércio, em Salvador. Foram premiadas instituições que desenvolveram trabalhos voltados à educação fiscal e ao controle social, ressaltando a importância da fiscalização cidadã dos recursos públicos. O TCE/BA conquistou o primeiro lugar na categoria Tecnologia, com a versão digital do Você Gestor, que está sendo desenvolvida diante das limitações impostas pelo isolamento social decorrente da pandemia, impossibilitando a aplicação do jogo físico nas escolas públicas estaduais.

Na avaliação do conselheiro-presidente do TCE/BA, a premiação da versão digital do Você Gestor é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Casa de Contas e Controle, o qual contribui para auxiliar o Tribunal na fiscalização dos recursos públicos e incentivar o controle social. “Vejo com muita satisfação esse prêmio, que é um estímulo para a nossa Casa. Com a criação desse jogo, o Tribunal mostra à sociedade que a sua função não se dá tão somente no caráter sancionatório, mas sobretudo pedagógico, quando orienta os cidadãos sobre a administração pública. De forma lúdica, a sociedade, principalmente o público jovem, poderá compreender melhor a missão do TCE, dando a sua contribuição através do controle social”, explicou o presidente Gildásio Penedo Filho.


CONFIRA OS VENCEDORES DO PRÊMIO IAF DE EDUCAÇÃO FISCAL 2021

CATEGORIA ESCOLA

 1º LUGAR - Escola Municipal Antero Alves / Projeto “História em Quadrinhos e a Educação Fiscal”.

 2º LUGAR - Escola Daniel Rebouças / Projeto “Sou Criança Consciente! Fiscalizando e Aprendendo”.

 3º LUGAR - Colégio Estadual Professor Carlos Valadares / Projeto “Controle Social Colaborativo da Gestão Democrática na Escola Pública”.

 
CATEGORIA INSTITUIÇÃO

1º LUGAR - Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia / Projeto “A OAB vai à Escola- Módulo Educação Fiscal”.

2º LUGAR - Associação dos Jovens Empreendedores / o projeto “Feirão dos Impostos”; a

 
CATEGORIA IMPRENSA

1º LUGAR - Conectado News / Matéria “A Função Social dos Tributos Fiscais – Saiba a Diferença entre Tributos, Impostos e seus Benefícios à Sociedade”.

2º LUGAR - Maria Paula Marques, repórter do jornal A TARDE / Matéria: “Vandalismo Causa Transtornos Cotidianos e Prejuízos a Salvador”.


CATEGORIA TECNOLOGIA

1º LUGAR - Tribunal de Contas do Estado da Bahia / Projeto “Jogo Digital Você Gestor – A Rede da Cidadania”.

2º LUGAR - Caloan Guajardo / Projeto “Impostos Sobre Questões Simples”.