selecinadaCom o objetivo de apresentar como funciona o processo de auditoria e a sua importância para os jurisdicionados, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), promoveu nesta quinta-feira (17.10), na sala de treinamento da ECPL, a segunda edição do curso “Auditoria Governamental com Ênfase em Auditoria Operacional”. Com carga horária de 6 horas, a capacitação foi ministrada pelo auditor de controle externo Roberto Tenório (TCE/BA) e contou com a presença de auditores e controladores internos, responsáveis pelas áreas de controle de diversas secretarias do Estado.

Em sua apresentação, Tenório explicou como é feito o processo de auditoria no Tribunal, quais os seus conceitos, as normas que regem o processo de auditoria e o Código de Ética dos auditores do TCE/BA. Usando de uma avaliação de controle interno com ênfase na avaliação de risco, o auditor aproveitou para mostrar como funciona o planejamento do processo de auditoria e sua avaliação.

O palestrante falou ainda sobre a execução da auditoria, a evidenciação, as técnicas para essa evidenciação, os documentos de trabalho, além de como preparar, armazenar, referenciar e finalizar o relatório de auditoria.