2020 11 CicloPalestra portalA contabilidade é uma ciência que, como qualquer outra, possui uma linguagem própria. Entretanto, em um estado moderno, é necessário que a prestação de contas, principalmente no setor público, seja simplificada e esteja sempre a serviço da transparência para que a função social do controle atinja os cidadãos. Em um bate-papo descontraído, especialistas da área trocaram ideias e experiências sobre o assunto na 3ª edição do Ciclo de Palestras Online, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL).

Com um total de 110 inscritos, o evento, transmitido em tempo real e por videoconferência no canal Youtube do TCE/BA, foi aberto oficialmente pela diretora-adjunta da ECPL, Denilze Alencar Sacramento, que, em nome do diretor da Escola de Contas, conselheiro Antonio Honorato, saudou os participantes e agradeceu à equipe organizadora, integrada pelos servidores Gabriela Aragão, Danilo Bastos e Cristina Moura (ECPL); Luiz Fernando Pinheiro e Laysa Damasceno do Espírito Santo (Cedasc); e Bianca Alves (Ascom), citando o Conselheiro Inaldo Araújo como grande parceiro e incentivador da ECPL. “O conselheiro Inaldo Araújo é, acima de tudo, um amante e agregador de coisas boas para a nossa instituição. Agradeço a participação de todos e lhes desejo um grande evento”, disse a diretora-adjunta da ECPL.

Na sequência, o conselheiro-corregedor do TCE/BA, Inaldo da Paixão Santos Araújo, manifestou seu contentamento em mediar a live um dia depois das eleições municipais. “Jamais poderemos abrir mão do direito sagrado do povo de escolher os seus representantes. Eu costumo dizer que o segredo para uma boa gestão é simples: ter uma boa equipe e ser bem assessorado; e andar com dois documentos debaixo do braço: a Constituição Federal e o Relatório dos Tribunais de Contas. Se os gestores observarem com carinho esses dois documentos, certamente obterão êxito em suas administrações. Sobre o tema em relevo, o que percebemos é um grande avanço na prestação de contas do setor público, mas podemos avançar ainda mais”, salientou o conselheiro-corregedor.

Inaldo Araújo citou ainda como exemplo de transparência entre o TCE/BA e a sociedade dois produtos institucionais que sintetizam o conteúdo das Contas de Governo de 2019, que serão apresentados em breve à sociedade: a revista em quadrinhos O Controle na Nossa Mão e o encarte da versão simplificada das Contas de Governo.

Dando prosseguimento à apresentação, os auditores fiscais Manuel Roque dos Santos Filho (Sefaz/BA),Carlos Alberto de Miranda Medeiros (Sefaz/PE) e Francisco Ferreira (Sefaz/PE) deram enfoque às experiências dos estados da Bahia e de Pernambuco quanto à estrutura dos entes públicos e ao processo de prestação de contas, destacando o ranking da qualidade da informação contábil e fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), do Tesouro Nacional. Os participantes da videoconferência deram ainda grande destaque aos portais da transparência, atualmente, segundo eles, um dos caminhos mais ágeis para que o cidadão se manifeste em relação às questões da gestão pública.

Confira aqui a live na íntegra.