E aqui estamos, dando início a mais um ano de trabalho nesta nossa Casa de Contas, a casa de todos nós. Neste reinício de trabalho, após as férias coletivas, quero felicitar a todos os servidores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), tanto aqueles que tiveram a oportunidade de tirar férias como aqueles que, por necessidade do serviço ou por opção pessoal, mantiveram-se em seus postos de trabalho.
Como tive oportunidade de dizer, em mensagem publicada no mês de dezembro, as dificuldades de 2016, impostas pela crise político-econômica que atingiu altos picos durante o ano passado, não nos impediram de trabalhar e de fazer com que o TCE/BA apresentasse bons resultados.
Com muito esforço e dedicação, fomos capazes de superar as restrições e chegar ao final de dezembro com bons resultados, tanto no processo de gestão interna quanto em nossa atividade finalística. Comprovadamente, todos os problemas que enfrentamos por conta das questões políticas e econômicas que o Brasil viveu, e que afetou a todos os órgãos e instituições do País, não foram suficientes para arrefecer o ânimo dos servidores desta Casa e não diminuíram seu esforço e dedicação.
Para 2017, as perspectivas nacionais ainda são de muitas tormentas pela frente, segundo as análises de todos os especialistas em economia e política. Uma das previsões é que o crescimento do País ainda será tímido, até porque a instabilidade do quadro político continuará a retardar a recuperação da economia.
Mas acredito piamente que nós, do TCE/BA, saberemos, mais uma vez, encontrar a força necessária para manter nosso trabalho com os índices de excelência que tanto caracterizam a atuação desta Corte de Contas ao longo dos anos de sua existência.
É preciso perseverar, não importa a aspereza da trilha e das pedras que nela existam ou são colocadas pelas circunstâncias da vida. Como costumo afirmar, as dificuldades devem servir para nos estimular a lutar pelo que sonhamos. E repito, porque creio muito nesta assertiva: o que alcançamos com esforço, além de mais prazeroso, nos faz enxergar o verdadeiro valor daquilo que concretizamos ao tornar o sonho realidade.
Não há receita de sucesso que não inclua dois ingredientes básicos: esforço e trabalho. Que em 2017 possamos cumprir nossas atividades sempre pensando nisto e procurando fazer mais um pouco do que fizemos em 2016, com alegria, disposição, muito talento e o senso de coletividade que irmana todos os que desejam sempre o crescimento e o desenvolvimento desta nossa Casa.
Conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo – Presidente do TCE/BA