Presidente do TCE/BA ministra palestra motivacional para os estagiários Intitulada “Histórias de um contador ou um contador de histórias”, a palestra motivacional do conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Inaldo da Paixão Santos Araújo, atraiu a atenção dos estagiários que trabalham em diversas áreas do Tribunal, na tarde desta segunda-feira (08.08), na sala de treinamento da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL). Num clima de descontração, a palestra foi iniciada com a música “Raiz de todo bem”, do cantor Saulo Fernandes, e contou com a participação ativa do público. O presidente fez um relato bem-humorado da sua história de vida e trajetória profissional, relembrando os momentos de luta e perseverança até tornar-se conselheiro do TCE/BA.

Citando a importância dos estudos na fase juvenil, puxou da memória o início da vida estudantil, no Colégio Estadual Luiz Viana Filho, bairro de Brotas. E citou uma série de regras essenciais para se chegar ao sucesso. Ele também salientou, em vários momentos da palestra, que o estudo e o trabalho árduo são de extrema importância para a conquista de objetivos e a realização de sonhos. E, em seguida, incentivou os estagiários com uma das regras de ouro: “Mire-se nos bons exemplos!”

O presidente Inaldo Araújo finalizou sua explanação com um trecho da música “The End”, do pianista, organista e cantor norte-americano Earl Grant. Por fim, alguns estagiários tiveram a oportunidade de ser presenteados com um brinde: a caneta com a marca dos 100 anos do TCE/BA.


Seguem as regras citadas pelo conselheiro-presidente Inaldo da Paixão Santos Araújo:

1 - Tenha um objetivo!

2 - Replaneje, se precisar.

3 - Prepare-se arduamente.

4 - Mire-se nos bons exemplos!

5 - Para subir, tem que estar embaixo.

6 - As pedras no caminho não são obstáculos, são desafios.

7 - As vezes a opção é não ter opção.

8 - Trabalhe, não importa no quê, trabalhe!

9 - Não esqueça a 3ª regra.

10 - Confie nos seus pais.

11 - Acredite no poder dos livros.

12 - Reconheça e valorize o que conquistou.

13 - Ajude os outros com seu exemplo.