motoMotoristas dos Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e dos Municípios da Bahia (TCM/BA) participaram, na tarde desta quarta-feira (16.11), do treinamento "Direção Defensiva e Evasiva", promovido pela Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL). Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos e habilidades técnicas dos condutores no transporte de autoridades, o curso foi ministrado pelo sargento da Polícia Militar Ricardo Morais Menezes.

Com carga horária de quatro horas, o treinamento abordou as principais características da direção defensiva: conhecimento das leis e equipamentos de trânsito, atenção e habilidade na condução de um veículo, além da capacidade de prever situações fora da normalidade e decidir a melhor forma para sair de uma situação adversa.

Os conhecimentos teóricos foram apresentados na sala de treinamento da ECPL. Na ocasião, o instrutor explicou os modos de evitar acidentes em caso de condições adversas, dos erros e da irresponsabilidade de outros condutores e pedestres.

“Quando eu falo de situações adversas são, principalmente, as condições climáticas e de visibilidade. Se anoiteceu, a pista tem buracos, choveu, tem penumbra a essência é essa: se deparou com qualquer condição adversa, diminua a velocidade”, advertiu o sargento, que tem estágio em Segurança Presidencial (GSI Presidência da República) e formação em Segurança para Membros da ONU.

Ricardo Morais ainda dirimiu dúvidas dos motoristas dos tribunais de contas e ressaltou a importância da direção defensiva para quem dirige profissionalmente, já que a exposição aos riscos e acidentes de trânsito são maiores e podem causar impactos sociais, financeiros, jurídicos e na reputação para as empresas na qual trabalham. Além disso, ele trouxe exemplos a partir de experiências pessoais e como lidou com as situações adversas durante ao transportar autoridades públicas e em escoltas.

O treinamento também contou com a presença dos policiais militares da Casa Militar da Bahia: 1º Tenente Gladson Oliveira Tavares e os sargentos Robson de Jesus Angelo e Cláudio Roberto Silva de Jesus. Na sexta-feira (18.11), os motoristas participarão da prática da direção evasiva, que será realizada no Barradão.