reuniao mulheresMulheres membros dos Tribunais de Contas de vários estados brasileiros se reuniram, na manhã desta sexta-feira (3/3), em programação paralela ao VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, em Salvador – BA. Na ocasião, a conselheira do TCE Ceará, Soraia Victor, destacou o quadro reduzido no número de conselheiras mulheres, não obstante toda a capacidade que têm em agregar valores. Disputa por espaço de reconhecimento, de poder e possível imposição de cotas foram temas debatidos pelas participantes.

Cons. Carolina MatosOs conselheiros Edilberto Pontes (IRB) e Cezar Miola (Atricon) colocaram as duas entidades à disposição para tratar mais sobre essas discussões, com diálogos abertos em busca do fortalecimento de políticas públicas que promovam a redução das diferenças. Em sua avaliação, a conselheira Carolina Costa (TCE/BA), observou que os Tribunais de Contas podem e devem ser espaços de vanguarda para que as mulheres exerçam o poder com suas habilidades e competências, em pé de igualdade com os homens. “É uma questão estrutural e sistêmica. A dor de cada um, somente quem está sofrendo é que sabe. Enquanto homens brancos, ricos e de posição institucional, por mais que vocês se esforcem em compreender, vai ser difícil, porque quem sofre somos nós”, ressaltou a conselheira.

Participaram da reunião as conselheiras e conselheiras substitutas Susana Azevedo (TCE-SE), Soraia Victor (TCE Ceará), Cristiana de Moraes (TCE-SP), Naluh Gouveia (TCE-AC), Elizabeth Picanço (TCE-AP), Terezinha Botelho (TCE-AP), Carolina Costa (TCE-BA), Angélica Fernandes (TCM-SP), Rosa Maria Ribeiro (TCE-AL) e Cleide Beserra (TCE-AL). Participaram ainda Durval Ângelo (TCE-MG), João Gustavo (TCM-SP) e Estilac Martins (TCE-RS).

Saiba mais

O Grupo de Trabalho (GT) da Atricon foi criado com o objetivo de propor diretrizes voltadas à promoção da igualdade de gênero no âmbito do Sistema Tribunais de Contas do Brasil.