IMG 20210720 WA0034A nova biblioteca do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), que será inaugurada em breve, terá o nome do saudoso conselheiro Adhemar Martins Bento Gomes. O anúncio foi feito pelo presidente do TCE/BA, conselheiro Gildásio Penedo Filho, durante a sessão plenária, na tarde desta terça-feira (20.07). O nome do ex-presidente do TCE/BA foi escolhido pelos servidores da Casa de Contas e Controle a partir de enquete realizada pela instituição. Foram os seguintes os percentuais da votação de acordo com os nomes apresentados: Adhemar Martins Bento Gomes (40,56%); Castro Alves (33,89%); Antônio Lins Freire (16,67%) e Carlos Aníbal Correia (8,89%).

Um dos quadros mais notáveis do TCE/BA, Adhemar Martins Bento Gomes fez parte do grupo responsável pelo processo de modernização da Corte de Contas baiana. Advogado de formação, tornou-se conselheiro em 1º de setembro de 1981. Teve seu primeiro mandato de presidente no biênio 1984/1985. Foi vice-presidente em 1992/1993 e assumiu novamente a Presidência nos biênios 1994/1995, 2000/2001 e 2002/2003, aposentando-se em 18 de setembro de 2002.

 
O conselheiro Adhemar teve também um relevante papel na conservação da memória do TCE/BA, ao encomendar o livro Caminhos de Contas, que narra a história do Tribunal. Notadamente honrado com a celebração à memória do seu pai, o auditor estadual de controle externo Adhemar Bento Gomes Filho revela que a homenagem o encheria de satisfação, não apenas por vir de uma instituição que o conselheiro tanto amou, mas principalmente por nominar um espaço que, de acordo com o que pensava o homenageado, é de um valor imensurável para o TCE/BA, seus servidores ou qualquer cidadão que necessite lidar com o campo do cultivo de ideias, pesquisa, estudo, documentação, informação e, enfim, da memória institucional.
 
DEPOIMENTO
 
“Ver o nome do meu pai neste espaço do TCE/BA é motivo de muita emoção para os seus familiares, que agradecem ao presidente Gildásio Penedo Filho pela iniciativa, assim como aos demais Conselheiros que aprovaram a indicação e a todos os servidores da Casa que indicaram o nome do conselheiro Adhemar para receber essa homenagem”. 
 
Adhemar Bento Gomes Filho – Auditor estadual de controle externo do TCE/BA