Novembro Azul PORTAL OUT 2018Prevenir e conscientizar são os dois maiores pilares no combate a qualquer tipo de doença. Com base naqueles dois princípios é que o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aderiu à campanha Novembro Azul, que visa conscientizar seus servidores a respeito de doenças masculinas, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um homem morre a cada 38 minutos, no Brasil, devido ao câncer de próstata, o tipo mais comum entre os homens e responsável pela morte de 28,6% da população masculina que desenvolve alguma neoplasia maligna.

É importante ficar atento e fazer exames regularmente, pois o câncer de próstata não apresenta sintomas em estágio inicial. Em estágios mais avançados, podem ser percebidos os seguintes sintomas: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina. Também existem alguns fatores de risco, como histórico familiar (pai, irmão e tio que já tiveram ou têm a doença) e obesidade. Homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.

A prevenção é a melhor forma de garantir a cura do câncer de próstata. O diagnóstico precoce garante a cura, por isso, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir de 45 anos de idade com fatores de risco, ou 50 anos sem os fatores, devem procurar um urologista e conversar sobre os exames necessários, como o de toque retal, que permite ao especialista avaliar alterações da glândula.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.