2018 08 PortalTCEConecta NOVOVocê agora faz parte do TCE Conecta, o novo ambiente tecnológico de colaboração corporativa do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), que oferece novas ferramentas que vão facilitar e dar mais agilidade ao seu trabalho. O TCE Conecta, que se encontra em fase de implantação, dispõe dos seguintes recursos:

a) chat para a troca de mensagens rápidas em tempo real, a fim de tratar de assuntos rápidos sem precisar ir até o setor ou telefonar para o outro colega;

b) sala de reuniões remotas online, que permite gravação e arquivamento;

c) disponibilização, consulta e edição de arquivos de textos, planilhas e de apresentações de forma compartilhada, com a opção de visualização pela web, sem a necessidade de fazer download;

d) criação de comunidades de discussão de temas técnicos ou sociais de interesse corporativo;

e) agenda de compromissos.

O TCE Conecta dispõe ainda de outros vários recursos, como o agrupamento automático para facilitar a comunicação com os contatos mais frequentes, filtros para agilizar a localização de mensagens com anexos e links, além de buscas de conteúdo por assunto ou no corpo das mensagens.

O novo ambiente tecnológico também permite acessar e-mails com o uso de aplicativos específicos, através de dispositivos móveis como celulares e tablets, desde que atendidos os requisitos de segurança da informação. A solução, desenvolvida pela IBM, utiliza a “computação em nuvem” (tradução da expressão inglesa ‘cloud computing’, que se refere ao uso de recursos computacionais por meio da internet).

Ao lado das vantagens de operacionalização, a utilização da computação na nuvem significa a economia de recursos, uma vez que não haverá a necessidade de aquisição de novos equipamentos ou a ampliação dos ativos de tecnologia atuais.

Fique ligado! Os treinamentos serão agendados pela Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL). Mais informações pelo ramal 54505.

MAIS INTERAÇÃO E COLABORAÇÃO

O gerente de Infraestrutura do Cedasc, Willian Magno Canário Santos, observou que os novos recursos possibilitarão maior interação e colaboração entre os servidores, além de uma economia nas compras de novos equipamentos para o TCE. “O TCE Conecta permite que o usuário localize as informações de que precisa, compartilhe informações e conecte-se com outras pessoas mais facilmente, com maior velocidade e de maneira segura”, ressaltou.

Visando minimizar os impactos do processo de migração das antigas contas de e-mails e uma transição segura para o novo ambiente, os usuários serão migrados por etapas, de acordo com a sua unidade de lotação, a serem oportunamente divulgadas. O Cedasc já executou o projeto piloto do processo e os seus servidores já estão usando com sucesso os novos recursos tecnológicos.

Brevemente, a Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL) disponibilizará um treinamento para os servidores sobre os recursos disponíveis no novo ambiente de colaboração.