painel referenciaA equipe da 7ª Coordenadoria de Controle Externo (7ª CCE) apresentou, na tarde desta segunda-feira (03.09), na sala de treinamento da ECPL, o Painel de Referência da Auditoria Operacional do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual. O Painel teve como objetivo discutir a Matriz de Planejamento da Auditoria, oportunidade em que os participantes puderam testar a lógica do trabalho a ser executado, questionando a estratégia metodológica e o método de análise a ser utilizado.

Representantes de outras Coordenadorias, da Diretoria Geral, Sutec, Audit e Controladoria Geral da União (CGU) contribuíram com questionamentos e recomendações que possam tornar a auditoria mais consistente e exequível. O Painel de Referência é uma das etapas do processo da auditoria operacional. O próximo passo, após a etapa da análise e coleta de dados, é ir a campo e realizar a auditoria a partir do que se planejou.

A reunião trouxe indagações a respeito de questões como a compatibilidade das competências atribuídas aos integrantes da estrutura básica de controle interno do Poder Executivo em relação aos padrões internacionais de gerenciamento de riscos e controles internos, ou sobre quais medidas o sistema de controle interno estadual, no exercício de sua missão institucional, tem apoiado o controle externo. O levantamento dessas questões gerou debate entre os participantes e a contribuição e inovações positivas para a área.