Palestra motivacional do presidente do TCE/BA abre o MBA da UcsalCom uma apresentação motivacional, baseada em valores como trabalho, fé e perseverança, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), Inaldo da Paixão Santos Araújo, proferiu a palestra “Histórias de um contador ou um contador de histórias”, que marcou a abertura do MBA em Contabilidade e Controle Aplicados ao Setor Público. O evento ocorreu na noite de terça-feira (3.05), no auditório do Campus Pituaçu da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), e reuniu um público formado por representantes da comunidade acadêmica.

Na abertura oficial do evento, o reitor da Ucsal, padre Maurício Pereira, chamou a atenção para a relação de compromisso e pertencimento que alunos e mestres devem cultivar com a universidade. “O curso de Ciências Contábeis da Católica escolheu assumir o protagonismo do seu caminho. Assumiu que o caminho da vida acadêmica não pode ser trilhado sem a adesão pessoal. Uma universidade séria, além de se propor como instituição para seus alunos, deve ajudar alunos e professores a assumir, em primeira mão, aquilo que é a sua responsabilidade: estudar! Todos nós, professores, alunos, corpo técnico e de apoio, temos uma responsabilidade pedagógica e científica. A vida acadêmica que se desenha nesta universidade deve contar com o esforço de cada um de nós”, ressaltou padre Maurício Pereira.

O reitor da Ucsal lembrou ainda de parte da história do conselheiro Inaldo Araújo como exemplo de dedicação à academia. “Doutor Inaldo Araújo começou aqui, nesta universidade, com quase 18 anos de idade. Ele ainda nem havia completado os 18 anos e já atravessava as nossas salas como professor. É um grande orgulho vê-lo hoje como presidente do Tribunal de Contas do Estado. A função que ele representa hoje, para a sociedade baiana, é de extrema importância, sobretudo nos tempos atuais, que comprovam a importância dos Tribunais para a transparência no uso do dinheiro público. É uma honra saber que um ex-aluno nosso preside uma instituição tão importante e tão protagonista nesse processo”, disse o reitor.

Em sua explanação, o conselheiro-presidente do TCE/BA fundamentou a própria trajetória de vida em 15 passos que considera cruciais para alcançar a dignidade e o sucesso. Ele contou ao público o caminho percorrido desde os primeiros estudos, na escola pública, até a conquista do primeiro emprego e, mais adiante, a carreira de professor universitário e o ingresso na Corte de Contas baiana, até tornar-se presidente da mesma. Falou da árdua missão de sempre ir em frente, mesmo em meio a grandes dificuldades. Emocionado, lembrou-se do conselho dado pela mãe: “Você só será alguém se estudar! E eu só tinha essa chance. Cheguei a pegar sete ônibus num só dia para trabalhar e estudar. Lembrem-se: podem levar tudo de você, menos o seu conhecimento. Portanto, estudem, preparem-se ao máximo para o mercado de trabalho, façam todos os cursos que puderem. E acreditem sempre!”.

A programação contou ainda com as palestras do vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, professor Wellington Cruz, que falou sobre o tema “O que o mercado espera de você, contador?” e do diretor executivo da Pi Contabilidade, Marcos Vinicius de Oliveira, que falou da Compuseram ainda a mesa diretora do evento o reitor da Ucsal, padre Maurício da Silva Pereira; o coordenador do MBA, professor Vivaldo Evangelista Ribeiro; o diretor executivo da Pi Contabilidade, professor Esaú Simões; o vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, professor Wellington Cruz; o diretor executivo da Pi Contabilidade, Marcos Vinicius de Oliveira, e o coordenador do curso de bacharelado em Ciências Contábeis da Ucsal, professor Franklin Ramos.


AS 15 REGRAS DE UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO

1. Tenha um objetivo.
2. Replaneje, se precisar.
3. Prepare-se arduamente.
4. Mire-se nos bons exemplos.
5. Para subir, tem que estar embaixo.
6. As pedras no caminho não são obstáculos, são desafios.
7. Às vezes a opção é não ter opção.
8. Trabalhe, não importa no quê. Trabalhe!
9. Não esqueça a terceira regra.
10. Confie nos seus pais!
11. Acredite nos bons livros!
12. Reconheça e valorize o que conquistou
13. Família é essencial!
14. Ajude os outros com seu exemplo.
15. O fim será o recomeço.

 

2016 04 Nota PalestraPresidenteInaldo2