Em visita de cortesia, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, recebeu, na tarde de segunda-feira (30.01), o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Leo Prates, e sua equipe de assessores. Eles trataram de assuntos relativos às diretrizes de gestão para 2017, além de falar de projetos e experiências visando ao aprimoramento dos controles interno e externo. A reunião foi encerrada com o anúncio de uma parceria entre a Corte de Contas baiana e a Câmara Municipal com o objetivo de aprimorar a fiscalização dos recursos públicos.
Ao citar a fase de aproximação com os cidadãos vivida pelo TCE/BA, o presidente Inaldo Araújo apresentou o Plano Estratégico do quadriênio 2014/2017. “Este é o nosso elemento norteador. Um dos pontos fortes deste Plano é a aproximação entre o TCE/BA e a sociedade. O Tribunal tem se empenhado, por meio de sua Ouvidoria, em divulgar a sua missão e em convocar os cidadãos para fiscalizar os recursos públicos. Em dois anos, o programa Caravana da Ouvidoria atingiu 17 milhões de ouvintes na Bahia e em mais três estados. Tenho certeza de que o vereador Leo Prates, esse jovem talento, aproveitará a experiência em auditoria do nosso Tribunal para levar adiante a missão de defender os interesses do povo de Salvador. Estamos à disposição”, disse o conselheiro-presidente, que ofereceu ao presidente da Câmara Municipal os produtos de comunicação do TCE/BA, o Livro de Ouro dos 100 anos, a nova versão da obra Caminhos de Contas e as quatro edições dos Sumários Executivos.
A título de consulta e de modelo para o aperfeiçoamento da gestão, o presidente Inaldo Araújo colocou à disposição da Câmara Municipal o Mirante, Sistema de Observação das Contas Públicas, cujo objetivo é fornecer às equipes de auditoria do TCE/BA uma ferramenta automatizada de consulta e cruzamento de informações. Agradecendo a oportunidade, o vereador Leo Prates ofereceu ao presidente Inaldo Araújo o livro História da Câmara Municipal de Salvador, de autoria do historiador Affonso Ruy.
Leo Prates destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo presidente do TCE/BA em prol do aprimoramento do controle externo. “Por extrema competência e capacidade, Inaldo chegou à Presidência do Tribunal de Contas e está fazendo um bom trabalho, com uma belíssima gestão. Esperamos replicar várias das suas iniciativas, como a melhoria do serviço de informática e a aproximação do Tribunal com o cidadão. A nossa principal bandeira na Câmara é a aproximação com o cidadão de Salvador e o aperfeiçoamento das boas práticas de gestão. O TCE/BA dá o bom exemplo ao devolver aos cofres do estado R$ 40 milhões em 2016 e R$ 100 milhões em 2015. Manter a qualidade dos serviços com a responsabilidade da gestão dos recursos públicos é mais um dos bons ensinamentos de Inaldo Araújo”, disse Leo Prates.
Participaram também da reunião a controladora da Câmara, Karol Mendes; o chefe da assistência militar, major PM Roberto Araújo; o auditor aposentado do TCE/BA Vivaldo Evangelista; a chefe do Cerimonial da Câmara, Mara Rivera, e o assistente de Cerimonial Gilvan Silva.