Uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e a Universidade Católica do Salvador (Ucsal) vai possibilitar a capacitação dos servidores da Corte de Contas baiana por meio do Curso de Pós-Graduação e Controle Externo. O convênio foi assinado na manhã desta segunda-feira (29.02) pelo presidente do TCE/BA, Inaldo da Paixão Santos Araújo, e pelo reitor da Ucsal, padre Maurício Ferreira. O início das aulas está previsto para março de 2016.
O Curso de Pós-Graduação e Controle Externo foi elaborado no transcorrer de 2015 pelo diretor da Escola de Contas José Borba Pedreira Lapa (ECPL), professor Luciano Chaves, e pelo diretor de Pós-Graduação da Ucsal, professor Isaac Newton Carneiro. O objetivo é atender às mais recentes demandas dos sistemas de controle de contas em atividades realizadas pelos TCs. A Ucsal oferecerá uma turma fechada somente para servidores do TCE/BA, o que possibilitará que o curso seja realizado nas dependências do Tribunal.
Com 18 meses de duração, o curso terá a participação de diversos profissionais e professores, entre os nomes mais renomados do estado e do país. Ao final, os alunos obterão o título de pós-graduação em Controle Externo, com carga horária de 60 horas de disciplinas espelho de mestrado. Dessa forma, poderão ter acesso aos cursos da Ucsal na pós-graduação estrito senso.
O reitor da Ucsal agradeceu a cooperação do TCE/BA na organização do curso, destacando que as instituições de controle vivem um momento de avanço. “Agradeço ao presidente Inaldo Araújo, a Luciano Chaves e a Isaac Carneiro pela sagacidade que tiveram em organizar um curso que será de grande importância para o controle externo. A essência da Universidade Católica é a de uma instituição filantrópica e comunitária, na qual ela se pretende guardiã e não proprietária. Seu papel é ajudar a Bahia e contribuir com a sociedade”, disse Maurício Ferreira.
Na avaliação do presidente Inaldo Araújo, o TCE/BA persiste no caminho da excelência na capacitação de seus servidores. O Tribunal de Contas é um dos órgãos que mais investem na capacitação de seus servidores. É muito gratificante firmar esta parceria com a Universidade Católica, porque tenho uma relação de paixão com essa instituição. Eu cursei Contabilidade na Ucsal, instituição que me acolheu por 22 anos e onde também fui professor. Por trilhar meu caminho profissional no TCE/BA, tive de me desligar formalmente da Católica, no entanto jamais me desliguei emocionalmente daquela universidade, que estará sempre em minha memória”, disse o conselheiro.
Para o diretor da ECPL, Luciano Chaves, a parceria com a UCSal permitirá a construção de um curso de especialização voltado especificamente para o controle externo. "Será o único na Bahia e um dos poucos no Brasil direcionados aqueles que exercem atividades em órgãos de controle externo. Temos uma sensível demanda na Casa por uma Pós-graduação pertinente com as atividades funcionais e, com este curso, pretendemos criar uma expertise e evoluir em breve para os programas stricto sensu. Já ofereceremos, nesta especialização, uma disciplina de mestrado, com 60hs de carga horária. Agora, com a nossa estrutura de Escola de Contas, conseguimos avançar na viabilização desta parceria e poderemos trazer o curso para ser integralmente ministrado nas dependências do Tribunal, facilitando a participação e deslocamento dos alunos (servidores)", explicou Luciano Chaves.
Participaram ainda da reunião para a assinatura do acordo o diretor da ECPL, Luciano Chaves; o chefe de gabinete da Reitoria da Ucsal, André de Jesus; o superintendente da Fundação das Faculdades de Direito da Bahia, Láercio Vilas Boas, e o auditor aposentado Vivaldo Evangelista.
SOBRE O CURSO
Título: Controle Externo
Carga Horária: 400 horas
Duração: 18 meses
Módulos: Direito, Processo – TGP, AFO, Direito Financeiro e Ciência das Finanças, Controle, Auditoria e Gestão/Responsabilidade de Pessoas.
Local de Funcionamento: sede do TCE/BA
Número de alunos: 50 alunos (1ª turma)
Coordenadores: Luciano Chaves e Isaac Newton Carneiro