aline sonobe copyA coordenadora do Projeto Educação é da Nossa Conta, Aline Kazuko Sonobe, apresentou aos participantes do 3º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas os resultados de uma das iniciativas do referido Projeto, intitulado de Educação é da Nossa Conta – Na Estrada, desenvolvido no estado da Bahia, em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA), o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), Universidade Corporativa (UNICORP/TJBA), o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), o Ministério Público de Contas do Estado da Bahia (MPC/BA), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). A apresentação ocorreu na tarde desta quinta-feira (15.05), durante o terceiro dia do evento, realizado pela Atriocon em parceria com o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) e o Instituto Rui Barbosa (IRB) que acontece em São Paulo/SP.

Além de mostrar os objetivos e o modelo de funcionamento da iniciativa, a servidora apresentou vídeos institucionais do TCE/BA sobre os temas e conteúdos dos minicursos ofertados. E expôs ainda os resultados práticos obtidos nas edições ocorridas em quatro municípios baianos ao longo de dois anos. Em sua fala, Aline Sonobe enfatizou que o Educação é da Nossa Conta - Na Estrada promove a articulação entre os poderes e órgãos, de forma pioneira, para a divulgação, orientação e capacitação dos gestores públicos, do controle social e da comunidade escolar, com foco nas políticas públicas educacionais. Esta iniciativa se baseia na atuação pedagógica das instituições, oportunizando uma ação preventiva. Ao final, respondeu a várias questões apresentadas pelo público que assistiu à apresentação.

A coordenadora destacou que o evento é uma oportunidade ímpar para compartilhar, com outros Tribunais de Contas, as experiências acumuladas no Educação é da Nossa Conta nas quatro edições realizadas. “Buscamos aperfeiçoar o trabalho a cada encontro e reafirmamos a relevância social da iniciativa, que visa especialmente contribuir com o controle social e efetivação de políticas públicas educacionais em prol da sociedade. Além disso, o diálogo com as demais expositoras do painel foi muito rico, trazendo novos olhares sobre os temas educacionais", disse.