Foto PrincipalAs equipes técnicas do Curso sobre Planejamento e Gestão Estratégica para o quadriênio 2018-2021 finalizaram, nesta quinta-feira (22.06), todas as etapas da capacitação do processo de elaboração do planejamento, sob a orientação do consultor João Orlando Vian. A oficina envolveu 26 servidores do TCE/BA entre agentes públicos (que ingressaram no final de 2014) e outros servidores interessados no tema.

Com carga horária de 20 horas, a oficina permitiu que os participantes fizessem a contextualização do momento institucional para condução dos trabalhos das etapas relativas à elaboração do Planejamento Estratégico, bem como do alinhamento conceitual e a análise dos cenários desenvolvidos pelo consultor.

Os participantes foram divididos em grupos com o objetivo de fazer a revisão de valores e a definição de visão de futuro. Durante o curso sobre Planejamento e Gestão Estratégica foi aplicada a ferramenta SWOT, identificando o posicionamento do Negócio: as Forças e Fraquezas (ambiente interno), Oportunidades e Ameaças (ambiente externo).

“Todas essas etapas subsidiaram os grupos para a montagem dos seus mapas estratégicos visando que o Tribunal atinja a visão que cada grupo sugeriu. Na sequência, eles definiram indicadores e metas e desenvolveram um trabalho de plano de ação ou iniciativas estratégicas, que orientarão a elaboração dos Planos Operacionais Anuais”, explicou João Orlando Vian.

Segunda FotoO resultado dos trabalhos desenvolvidos para a elaboração do Plano Estratégico 2014-2017 será apresentado para os conselheiros no dia 17 de julho. O material produzido será encaminhado também aos gestores do TCE/BA para contribuições, as quais serão objeto de análise nas reuniões técnicas subsequentes.

DEPOIMENTOS

“Não é a primeira vez que participo de um trabalho de elaboração de planejamento estratégico. Tenho um MBA na área e já participei de duas experiências, sendo uma na prática e outra na academia. Sou da área de TI e considero esse formato extremamente relevante. Os tópicos abordados, a exemplo dos Objetivos, os Indicadores e as Metas Estratégicas são muito alinhados ao trabalho de TI. Antes de analistas de sistemas, somos analistas de negócios”.
Maurício Cabral Silva – analista de sistemas do Cedasc

“É a primeira que participo de um trabalho de desenvolvimento estratégico. Entrei em 2014 no TCE/BA e quando tive contato com o mapa estratégico não conseguia perceber a dimensão dele. A oficina abriu meus horizontes e passei a enxergá-lo como uma ferramenta fundamental para que a instituição alcance os resultados pretendidos e esperados. Todos os servidores deveriam ter um contato maior com esse processo de formação, propiciando relevantes contribuições para o aperfeiçoamento do Plano Estratégico”.
Gabriel Barbosa Moreira – agente público da Sutec

Confira aqui mais fotos da Oficina.