2022 07 JornadasTecnicas Thaiz portalServidores da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte participaram, no dia 11.07 (segunda-feira), da aula de encerramento do curso Uso de Indicadores no Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, ministrado pela assessora de gabinete Thaiz Braga. Participaram do curso os servidores da Setre que trabalham diretamente com acompanhamento e monitoramento das políticas públicas e ainda técnicos responsáveis por áreas específicas de controle dos indicadores dos compromissos do PPA, Controle Interno, APG, entre outros. A atividade faz parte do Plano de Capacitação para jurisdicionados, coordenado pela Escola de Contas do TCE/BA.

2022 07 JornadasTecnicas Thaiz portal2O curso, ministrado no período de três dias (4, 6 e 11.07), trabalhou com conteúdos específicos elaborados conforme a área de atuação do jurisdicionado. Esse foi o primeiro curso pensado para uma área específica, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de tratar com os programas de ação de política pública específicos da Setre. De acordo com Thaiz Braga, para alcançar esse intento, inicialmente foram apresentadas as etapas que compõem o ciclo de elaboração da política pública, consubstanciada em projetos, programas ou planos setoriais da Secretaria.

A instrutora explica que o curso assumiu esse propósito porque somente com a enunciação dos elementos determinantes da política pública, das suas ações de implementação e de seus indicadores de avaliação é que se tem as condições necessárias à aferição da eficiência da gestão pública. “Sendo assim, no atual contexto, em que se torna clara a importância da utilização das estruturas analíticas e métodos para garantir a adequada formulação e gestão das políticas públicas, instrumentalizar os gestores com metodologias e sistemas para a análise e avaliação destas ações vem contribuir sobremaneira para a melhoria da qualidade das entregas direcionadas ao cidadão”, ressalta Thaiz Braga.