O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Marcus Presidio, foi um dos homenageados na cerimônia que marcou o encerramento da semana de celebrações pelo aniversário de 93 anos da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), na sede da entidade, na manhã desta quarta-feira (13.09). O conselheiro-presidente recebeu uma placa comemorativa das mãos do presidente da ABI, Ernesto Marques, que destacou a importância dos órgãos apoiadores, a exemplo do TCE/BA, na construção de uma imprensa comprometida com a verdade e com a transparência.
Na oportunidade, Ernesto Marques prestou também uma homenagem, in memoriam, fazendo referência a dois familiares do conselheiro Marcus Presidio, os quais, exercendo a profissão de jornalista, escreveram parte da história da ABI: o pai do presidente do TCE/BA, Fernando Presidio, e o tio Joel Presidio, tendo este último integrado a diretoria da Associação. Emocionado com a homenagem, o presidente do TCE/BA destacou a importância da imprensa para a democracia, alertando que as novas gerações de jornalistas têm muito a aprender com os antigos profissionais para seguirem adiante na missão de fortalecer a cidadania por meio da divulgação de informações fidedignas, com respeito à diversidade de opiniões.
“É com grande satisfação que participo hoje deste evento em celebração aos 93 anos da ABI. Meu pai e meu tio fizeram parte da história dessa Casa. E preservar a história, ao meu ver, é uma das missões mais importantes para planejar o futuro. Creio que as novas gerações de jornalistas podem aprender muito com o trabalho dos antigos profissionais de comunicação e vice-versa. Neste aspecto, a ABI, divulgando a sua história, pode dar uma grande contribuição para termos uma imprensa cada vez mais comprometida com a informação de qualidade. Parabéns a todos os profissionais de imprensa que fazem parte da história da ABI”, disse Marcus Presidio.