Um resumo da sua história de vida, contada em 60 minutos, com as dificuldades, lutas e batalhas, os objetivos traçados e realizados, até chegar ao maior sonho: tornar-se o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA). Ao fazer um relato sobre sua trajetória, o conselheiro-presidente da Corte de Contas baiana, Inaldo da Paixão Santos Araújo, mostrou aos estagiários de nível médio e superior a importância de trabalhar e lutar para conseguir alcançar os objetivos traçados.
Intitulada “Histórias de um contador ou um contador de histórias”, a palestra foi uma oportunidade para que o conselheiro-presidente trocasse ideias com os estudantes que estão estagiando nos diversos departamentos do Tribunal, visando motivá-los para o enfrentamento dos obstáculos que irão enfrentar na trajetória profissional que estão iniciando agora. O evento foi realizado na manhã de hoje (20.07), na sala de treinamento da Escola de Contas José Borba Pedreira Lapa, e faz parte do segundo período do curso de capacitação dos estagiários, oferecida pela ECPL.
Para contar, de modo informal e bem-humorado, como conseguiu ultrapassar os obstáculos durante a vida profissional, o presidente do TCE/BA destacou regras essenciais, sendo a primeira delas a importância de determinar um objetivo a ser alcançado: “Quem não sabe o que quer na vida, não se pode ter nada”, simplificou. Na segunda regra, o conselho foi: “Replaneje, se precisar”. A terceira foi uma dica para se conseguir realizar qualquer coisa que se esteja a desejar: “Prepare-se arduamente”. A quarta regra: “Mire-se nos bons exemplos”. A regra seguinte, quinta: “Para subir, tem que estar embaixo”. Na sexta regra, o presidente aconselhou que, por mais difícil que pareça ser, devemos seguir em frente, afinal “as pedras no caminho não são obstáculos, são desafios”, e usar como desculpa a falta de opção não vale, afinal, “às vezes a opção é não ter opção”.
O presidente alertou sobre a regra seguinte, destacando a importância da família: “Confie sempre nos seus pais”! Na décima-primeira regra, aconselhou: “Acredite nos bons livros”! As duas últimas regras citadas pelo presidente Inaldo foram: “Reconheça e valorize o que conquistou” e “Ajude os outros com seu exemplo”. Ao falar sobre sua época de estudante, o presidente lembrou que cursou o ensino médio no Colégio Estadual Luiz Viana Filho, bairro de Brotas, e salientou que sempre se dedicou aos estudos, fazendo questão de destacar a importância da boa leitura para se ter sucesso: “Abra um livro todos os dias, nem que seja para ler apenas um parágrafo”, disse. O conselheiro-presidente também lembrou a sua primeira experiência de estágio, quando trabalhou como ascensorista no Banco do Nordeste. E aproveitou para repetir a importância de uma das regras citadas: “Trabalhe, não importa no quê. Trabalhe!”
Ao final da palestra, o presidente Inaldo Araújo exibiu um trecho da música ‘The end’, do pianista, organista e cantor norte-americano Earl Grant, popular no final dos anos 50 e início dos anos 60, chamando a atenção para a seguinte mensagem: “No final de um arco-íris, você achará um pote de ouro, no final de uma história, você entenderá tudo o que foi contado”.