posse UPB 1O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, conselheiro Marcus Presidio, participou, nesta segunda-feira (13.03), da solenidade de posse da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB) para o biênio 2023/2024, às 14h, na sede da entidade municipalista. O prefeito José Henrique Silva Tigre, o Quinho, de Belo Campo, tomou posse como presidente, sucedendo o prefeito de Jequié, Zenildo Brandão Santana, o Zé Cocá.

O auditório da UPB, no Centro Administrativo da Bahia, ficou completamente lotado, e o ato foi prestigiado por algumas das principais autoridades do estado, entre as quais o governador Jerônimo Rodrigues; o vice-governador, Geraldo Júnior; o senador Otto Alencar, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia; deputado Adolfo Menezes, a chefe do Ministério Público do Estado; Norma Cavalcanti, além de vários deputados federais, estaduais, prefeitos de todas as regiões da Bahia e de alguns estados nordestinos e outras autoridades civis, militares e da Justiça.

Durante a solenidade, o presidente do TCE/BA declarou que ali estava para prestigiar a posse da nova diretoria e também em um gesto de reconhecimento à importância da UPB como referência na defesa do municipalismo. Ele destacou que a UPB é uma grande parceira do Tribunal de Contas no processo de qualificar e aperfeiçoar o controle.

posse UPB 3E prosseguiu:“Também, como o propósito do Tribunal nunca foi o de punir os infratores, estamos empenhados em aprofundar esta parceria no sentido de capacitar e qualificar as gestões para que as prestações de contas dos convênios e outros ajustes firmados pelos municípios com a administração estadual, que são julgados pelo TCE, sejam cada vez mais isentas de erros”. Do TCE/BA também esteve presente o conselheiro Inaldo Araújo, diretor da Escola da Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL).

EMPOSSADOS

Além do presidente Quinho, foram empossados os seguintes integrantes da nova Diretoria Executiva da UPB: vice-presidente institucional, Júlio Pinheiro, prefeito de Amargosa; o vice-presidente administrativo, Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí; o 1º secretário, José Moreira Neto, prefeito de Itapicuru; o 2º secretário, Reinaldo Barbosa, o prefeito de Iuiú; o 1º tesoureiro, José Ricardo Requião, prefeito de Miguel Calmon; e a 2ª tesoureira, Christianne Mary Pereira Guimarães, prefeita de Taperoá. O Conselho Fiscal, composto por dez gestores municipais, também foi empossado na solenidade.

Na mesma cerimônia também tomaram posse a nova Diretoria e o Conselho Fiscal da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBahia), com a transmissão de cargo do atual presidente, Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí, para o prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, que assume a entidade no biênio 2023-2024.