IMG 20230313 195651 710 x 476 pixelO presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Marcus Presidio, foi condecorado, no final da tarde desta segunda-feira (13.03), com a medalha do Mérito Policial Militar do Estado da Bahia. A homenagem ocorreu durante a solenidade de aniversário de 198 anos da PM-BA, na Vila Policial Militar do Bonfim, no bairro Dendezeiros, e contou com a participação de autoridades civis e militares. 

Instituída pelo Decreto nº 18.312, de 17 de fevereiro de 1962, a medalha do Mérito Policial Militar (selo azul) é a maior condecoração da PM-BA concedida a personalidades civis e militares que tiverem destaque nos serviços prestados à sociedade. Na ocasião, a honraria foi entregue ao presidente do TCE/BA pelo comandante geral da PM-BA, coronel Paulo Coutinho. 

IMG 20230313 200250 710 x 476 pixelEm agradecimento ao coronel e ao assistente militar do TCE/BA, Anildo Rocha Batista, o presidente Marcus Presidio expressou a honra que sentiu ao receber a medalha e falou sobre o trabalho de cooperação entre as instituições baianas. “Desejo que a valorosa PMBA continue sendo exemplo de eficiência, dignidade e humanismo para os cidadãos baianos. E que as nossas instituições, TCE/BA e PM-BA, sigam atuando em profícua parceria em prol do povo da nossa terra”. 

Assim como o presidente da Casa de Contas, o presidente e o corregedor do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), respectivamente, conselheiros Francisco Netto e Plínio Carneiro Filho, também receberam a comenda de selo azul. Em seguida, foram entregues mais 353 medalhas do Mérito Marechal Argolo - Visconde de Itaparica, comenda do selo vermelho destinada apenas a integrantes da corporação que cumpriram de forma exitosa o dever policial militar. 

IMG 20230313 200423 710 x 476 pixelAlém das condecorações, a abertura do evento contou com a entoação do Hino da Bahia e a inauguração do novo palanque da Vila Policial Militar, local que foi reservado para diversas autoridades civis e militares que participaram da solenidade, como o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior; o secretário de segurança pública do Estado, Marcelo Werner; o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Carlos Muniz, além de deputados federais, promotores e gestores de outros municípios baianos. 

O encerramento do aniversário de 198 anos da PM-BA ficou marcado pelos pronunciamentos das autoridades presentes, a exemplo do vice-governador da Bahia, do secretário da Segurança Pública, e pelo desfile da tropa.