sem título 4O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Gildásio Penedo Filho, foi um dos homenageados que receberam, na noite desta quinta-feira (14.03), a Medalha do Mérito Judiciário. A entrega da honraria ocorreu no auditório do Fórum Ruy Barbosa, marcando o aniversário de 410 anos do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ/BA) e a abertura do 116º Encontro dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do país, que ocorre em Salvador, nos dias 14 e 15 deste mês. Na oportunidade, foi lançado o Carimbo Comemorativo e o Selo Personalizado do evento, com a chancela dos Correios.

Ao fazer a abertura oficial do evento, o presidente do TJ/BA, Gesivaldo Britto, ressaltou a importância histórica da instituição. "Simboliza a criação do Poder Judiciário no Brasil. Foi o primeiro tribunal das américas", lembrou, fazendo ainda uma homenagem aos personagens ilustres da Bahia, na poesia, na música e no campo jurídico. “Temos o prazer de sediar este encontro na Bahia de Castro Alves, de Jorge Amado, de Dorival Caymmi. A Bahia que produziu tantos juristas notáveis, como Teixeira de Freitas, Orlando Gomes, Cosme de Farias e Ruy Barbosa. Agradeço a todos os que colaboram para o fortalecimento da Corte baiana e também a nossas equipes de trabalho, que tanto nos honram”, disse o presidente do Tribunal mais antigo das Américas.

sem título 6
sem título 5

O evento contou com a participação de presidentes de Tribunais de Contas de diversos estados da Federação, do presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal, Antonio Joaquim Piçarra, do presidente do TCM/BA, conselheiro Plínio Carneiro Filho, e do conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, também homenageados, além de autoridades militares e políticas, a exemplo do vice-governador do estado, João Leão, e do prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto.

sem título 7