O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Gildásio Penedo Filho, foi um dos participantes das reuniões do Colégio de Presidentes e da Direção da Atricon, ocorridas, respectivamente, nos dias 26 e 27 de julho. Em 26 de julho, houve a reunião do Colégio de Presidentes, na sede do TCM/SP, na qual foram abordadas as atividades desenvolvidas pelos Tribunais de Contas na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e também as ações que cada TC deverá promover para atender aos dispositivos do Código de Defesa do Usuário do Serviço Público (Lei 13.460/2017). Na oportunidade, o conselheiro Cezar Miola, do TCE/RS, também apresentou as ações desenvolvidas pelos TCs para a fiscalização dos Planos Nacional e Estaduais de Educação.
Em sua explanação, o conselheiro Gildásio Penedo Filho apresentou sugestões para o aprimoramento das atividades dos TCs, ressaltando ainda a relevância da divulgação, para a sociedade e para as instituições públicas, das questões relacionadas a auditorias que previnem acumulação irregular de cargos ou que enfocam as renúncias de receitas. O conselheiro-presidente do TCE/BA também chamou a atenção para a importância de cada TC divulgar, localmente, suas ações mais relevantes, que muitas vezes passam despercebidas, como o envio anual da lista de inelegíveis para os Tribunais Regionais Eleitorais.
Já na 3ª Reunião da Direção da Atricon, no dia 27/07, foram abordadas as ações em andamento dos seguintes projetos: Atricon na Mídia; Aprimoramento das Ouvidorias; Aprimoramento das Corregedorias, Aprimoramento das Representações dos Tcs; Acompanhamento do Processo Legislativo; Acompanhamento das Decisões Judiciais; Agenda 2030 da ONU; Atricon na Olacefs; QATC em Ação; Ações de apoio à gestão de informações estratégicas (INFOCONTAS); Atuação dos TCs no Observatório da Despesa Pública, Aprimoramento das auditorias de obras públicas; Avaliação dos Portais de Transparência dos TCs e Encontro Nacional dos TCs.