No momento em que cresce, em termos mundiais, o movimento antirracista, especialmente após a repercussão dos acontecimentos envolvendo o jogador de futebol Vinícius Júnior, na cidade de Valencia (Espanha), foi muito oportuna a apresentação feita pela professora Vitalina Silva, na quarta-feira (24.05), durante a 14ª edição da Semana Pedagógica de Instrutoria Interna, promovida pela Secretaria de Administração do Governo do Estado da Bahia (SAEB), e realizada nas dependências da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), na sede do Tribunal de Contas do Estado da Bahia. Professora do Centro Educacional Maria Quitéria, em Camaçari, a professora foi vencedora do Prêmio Luz na Educação (LED), na categoria Educadores, com o Projeto de Educação Antirracista, promovido pela pela Rede Globo.
Na sua palestra, muito aplaudida, a professora Vitalina falou sobre a importância do combate permanente ao racismo e discorreu sobre o projeto, declarando sua satisfação com a premiação, mas acrescentando que o propósito da inscrição no Prêmio LED foi o de inspirar outras redes. Ela informou ainda que pretende continuar tentando influenciar outras escolas, outros profissionais e os cidadãos de modo geral para o engajamento nesta luta contra o racismo. “Toda a nossa comunidade escolar está unida neste propósito, cada um contribuindo para a efetividade desse projeto de educação antirracista”, garantiu a professora.
Ao receber a premiação, no mês de abril, ela disse que ficou contente com o reconhecimento nacional pelo trabalho, mas fez questão de destacar a importância anterior da aprovação e dos resultados já obtidos no âmbito do ambiente do centro educacional, garantindo que foi pensando nos estudantes que o movimento que culminou com a concretização do Projeto de Educação Antirracista foi iniciado. A 14ª edição da Semana Pedagógica de Instrutoria Interna acontece até esta próxima sexta-feira (26.05), com a realização de conferências, painéis, oficinas e minicursos com o objetivo de atualizar os conhecimentos pedagógicos dos servidores.