Estudantes do Curso de Contabilidade da Faculdade Unime conhecem o TCE e sua importância para o controle dos gastos públicosComo parte das atividades desenvolvidas pelo Programa Casa Aberta, 56 alunos do 4ª ao 8ª semestre do curso de Contabilidade da Faculdade Unime visitaram, na tarde desta terça-feira (11.10), a Corte de Contas baiana. A iniciativa possibilita um melhor entendimento sobre o funcionamento do Tribunal e da administração pública, assim como promove uma interação maior entre a sociedade e o TCE/BA. Os universitários, que cursam a disciplina “Orçamento público”, ministrada pelo professor e servidor Roberto Tenório, da Superintendência Técnica (Sutec), foram recepcionados na sala de reunião da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL).

Na oportunidade, os estudantes assistiram ao vídeo institucional “TCE mais perto de você” e puderam ter uma compreensão sobre a importância do controle sobre os gastos públicos. O ouvidor Paulo Figueiredo e o coordenador da 5ª Coordenadoria de Controle Externo (CEE), Gonçalo de Amarante, apresentaram a missão do Tribunal, os projetos Caravana da Ouvidoria e Ouvidoria vai à Escola, destacando o compromisso do TCE/BA em cumprir o objetivo estratégico de aproximação com a sociedade.

IMG 6125 2Em seguida, os estudantes acompanharam a sessão plenária e foram saudados pelo presidente do TCE/BA, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo. “Agradeço a presença de vocês e parabenizo a iniciativa da Escola de Contas em um dia tão especial, já que rosa também é a cor da contabilidade”, disse o conselheiro-presidente.

Para o coordenador da 5ª CCE, Gonçalo de Amarante, receber os alunos no Tribunal é de extrema importância. “Os estudantes fazem parte da sociedade que se empodera e exerce o controle social e nós tentamos despertar neles a ideia de que eles podem se organizarem cada vez mais”, conclui.

DEPOIMENTOS
"Estou achando a visita muito interessante. Estamos sendo instruídos a como lidar diante de várias situações, aprendendo como se tornar um cidadão melhor".
Josemar Santos – Aluno de Contabilidade

"Aqui vemos como funciona a teoria, só que na prática. Tudo que eu aprendo no curso de Contabilidade, na matéria de orçamento público e contabilidade pública, está sendo aplicado".
Guilherme Luchetta – Aluno de Contabilidade