IMG 1346Como parte das atividades desenvolvidas pelo Programa Casa Aberta, 39 alunos do 1ª e 2ª ano do Colégio Estadual Luís Viana, localizado no bairro de Brotas, visitaram, na tarde desta quinta-feira (25.05), a Corte de Contas baiana. Recepcionados pela assessora da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), coordenadora do projeto Cristiane Vasconcelos, e pela diretora da ECPL, Denilze Alencar, eles acompanharam a sessão plenária e foram saudados pelo presidente do TCE/BA, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, egresso da instituição.

“Hoje estou muito feliz em receber os alunos do Luís Viana, colégio que faz parte de toda a minha trajetória e se hoje estou aqui é pelo exemplo de todas as pessoas que conheci durante a minha caminhada. Todos vocês são meus colegas e eu sempre faço questão de retornar ao Luís Viana para falar sobre a minha experiência e sobre o que eu aprendi. Então, sigam os bons exemplos, porque a vida nos abre várias portas e vários caminhos, nós só devemos escolher que caminho seguir. Fico feliz com a presença de vocês e saibam que são sempre bem-vindos”, ressaltou o conselheiro-presidente, que fez uma trajetória de sua vida escolar e profissional para os alunos.

IMG 1364Na oportunidade, os estudantes assistiram ao vídeo institucional “TCE mais perto de você” e puderam ter uma compreensão sobre a importância do controle sobre os gastos públicos. O secretário-geral do TCE/BA, Luciano Chaves de Farias, disse que a visita tem um significado para a Casa de Contas, principalmente num momento em que o TCE/BA busca, cada vez mais, as práticas de transparência e de incentivo ao controle social. “O Tribunal precisa se aproximar cada vez mais da sociedade. Ao ouvir tantos depoimentos emocionados, percebemos que estamos no caminho certo. Procurem também se espelhar nos bons exemplos e acreditem no potencial de vocês. Todos nós podemos chegar lá, isso só depende da nossa dedicação”.

Esta é a quarta edição do Projeto Casa Aberta, que possibilita um melhor entendimento sobre o funcionamento do Tribunal e da administração pública, assim como promove uma interação maior entre a sociedade e o TCE/BA. Os alunos vieram acompanhados da Diretora Soane Nascimento, da coordenadora Pedagógica Denise Gonçalves e da professora Odília Souza.

IMG 1352Os alunos também receberam exemplares da revista em quadrinhos “Você no Controle”, da “Versão Cidadã do Relatório e Parecer Prévio do TCE/BA sobre as Contas do Chefe do Poder Executivo Relativas ao Exercício de 2014” e da nova edição do livro Caminho de Contas. E tiveram a oportunidade de conhecer alguns setores que fazem parte do TCE/BA.

Na avaliação da professora Soane Lima, diretora do Colégio Estadual Luís Viana, a regra geral é que esforço, empenho e o trabalho levam à realização de fato, ao contrário da magia do acaso ou da sedução do poder. "Sem sacrifício não se obtêm resultados consistentes. Sacrifício é diferente de sofrimento. Sofrimento se evita sempre; sacrifício faz-se em prol de uma causa. O conselheiro Inaldo é o exemplo disso”, afirmou.