IMG 2664O Projeto Casa Aberta recebeu, na tarde desta quinta-feira (19.04), 55 alunos do 6º ano do Colégio Estadual Bento Gonçalves, localizado no bairro de Fazenda Grande do Retiro. A visita teve início com a ida dos estudantes ao Gabinete do conselheiro Pedro Henrique Lino de Souza, que acolheu, juntamente com a diretora adjunta da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa, Denilze Alencar Sacramento, os estudantes. O conselheiro afirmou ser dever do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) manter-se de braços abertos para que a fiscalização seja completa. "Sejam bem-vindos, os alunos, os professores e os pais, não apenas hoje, mas sempre, à proporção que venham denunciar e se manter informados" declarou Pedro Lino. 

Em seguida, os alunos foram conduzidos até o Plenário Conselheiro Lafayette Pondé para acompanhar a sessão plenária e, posteriormente, conheceram as instalações da Corte de Contas baiana. Os alunos seguiram para a sala de treinamento da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), onde foram recebidos pela assistente adjunta da ECPL, Cristiane Vasconcelos, que falou sobre a misssão do controle social e a relevância do TCE/BA. Os alunos assistiram ao vídeo institucional "TCE mais perto de você" e foram orientados pela ouvidora adjunta, Ana Patrícia Crisóstomo Pereira, pelo coordenador da 5ª Coordenadoria, José Luís Galvão Pinto Bonfim, e o gerente de auditoria José Germano dos Santos Júnior.

IMG 2636IMG 2655

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para a diretora do Colégio Estadual Bento Gonçalves, Mônica Bonfim, o Projeto Casa Aberta é de suma importância para a construção de um cidadão consciente e informado, além de fomentar e fortaler o controle social. "Se começarmos a educar desde cedo, é provável que no futuro não haja tanto descontrole nos gastos públicos como vemos atualmente no cenário político", afirmou.

Em uníssono, os estudantes alegaram que a tarde agregou muitas informações inéditas e fundamentais quanto à organização pública. "É a primeira vez que venho aqui. Hoje pude conhecer mais sobre o Tribunal e o trabalho dos conselheiros. Estou achando a visita incrível", disse Lana Lory, estudante do 6º ano do ensino fundamental.

IMG 2687Na quarta edição do Projeto Casa Aberta de 2018, algumas mães acompanharam os filhos durante a visita e afirmaram que a visita foi extremamente enriquecedora para elas como cidadãs. "Foi uma oportunidade de conhecer mais sobre como o nosso dinheiro, que é arrecadado através dos impostos, retorna em obras e serviços de qualidade", concluiu Patrícia Araújo.