foto prefeitura de salvadorO Balanço Soteropolitano, da Prefeitura de Salvador, foi aplaudido por conselheiros do Tribunal de Contas do Estado Bahia (TCE/BA) pela “qualidade e forma lúdica e instrutiva” que demonstra as finanças da capital baiana. O reconhecimento ocorreu durante a 21ª sessão ordinária, realizada nesta semana.

Divulgado anualmente pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), o Balanço Soteropolitano integra o Relatório Contábil de Propósito Geral e tem como objetivo explicar para a população o funcionamento e a dinâmica das contas públicas, a partir de uma linguagem simples e mais atrativa. O documento reforça os compromissos da transparência, confiabilidade e tempestividade na produção e disponibilização de informações contábeis e financeiras.

Durante a cerimônia, o conselheiro do TCE/BA, professor e expoente do controle externo, Inaldo Paixão, parabenizou o prefeito de Salvador, Bruno Soares Reis, a secretária da Fazenda, Giovanna Testa Victer, o diretor do Tesouro Municipal, Antônio Ricardo Gois Pereira, e a contadora Geral do Município, Luciana Borges, e ressaltou a importância do documento como ferramenta de prestação de contas e acesso à informação.

“[O Balanço Soteropolitano] possui inúmeras ilustrações que enriquecem a obra. Todo cidadão deve visitar o site da Sefaz para ter acesso ao citado relatório e conhecer um pouco mais das contas públicas da cidade”, afirmou.

A titular da Fazenda, Giovanna Victer, afirmou que o reconhecimento do TCE/BA é mais uma prova que Salvador é referência no Brasil na gestão dos recursos públicos. “Inovação, transparência e criatividade são os principais pilares da gestão Bruno Reis, e esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. O Balanço é exemplo na prestação de contas porque busca alcançar de forma simples toda população. Queremos que este projeto se multiplique pelo país, aproximando cada vez mais a população dos entes públicos”.

Acesso
O Balanço Soteropolitano foi disponibilizado no Portal da Transparência (www.transparencia.salvador.ba.gov.br) e site da Secretaria Municipal da Fazenda (www.sefaz.salvador.ba.gov.br/relatorios), na aba Relatório Contábil de Propósito Geral, no dia 30 de março.

Festival Internacional
Em março deste ano, o projeto Mapa do Tesouro, composto pelo Balanço Soteropolitano e Relatório Contábil de Propósito Geral, foi um dos 20 projetos selecionados para o pontapé inicial do fórum internacional The Creative Bureaucracy Festival, que reúne gestores, políticos e membros da sociedade civil e de organizações transformadoras. Na ocasião, a medida foi apontada como uma solução inovadora e criativa na área da administração pública.

Matéria produzida pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Salvador e replicada pela Assessoria de Comunicação do TCE/BA.