Um dos 28 finalistas do Prêmio Servidor Cidadão, o projeto Tênis Social Cassange recebeu, nesta terça-feira (14.08), a visita de dois membros da comissão de avaliação, designados para coleta de evidências e avaliação dos critérios estabelecidos. A premiação é destinada a servidores públicos estaduais que desenvolvam ações ou projetos visando à melhoria da qualidade de vida e da prestação de serviços para a população baiana.
Idealizado há três anos pelo servidor Hélcio Petrônio dos Santos Júnior (Cedasc) e com o apoio da servidora Tânia Maria Carvalho Matos, o projeto Tênis Social Cassange vem transformando a rotina de dezenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, do bairro de Cassange, localizado na região da estrada CIA/Aeroporto, em Salvador. A iniciativa atende atualmente 22 crianças com idade entre 7 e 14 anos.
Mais do que aulas quinzenais de tênis, o grupo participa de outras atividades, a exemplo de cursos de música, pintura, dança e leituras em grupo. A colaboração de moradores, familiares, comerciantes e servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA), além de estimular a prática do esporte, contribui para fortalecer a autoestima, desenvolver a capacidade cognitiva e promover a integração social dos jovens.
Para Hélcio Petrônio, que é professor de tênis, a principal função do Tênis Social Cassange é educar e formar cidadãos. “Eles têm a oportunidade de se expressar de diferentes formas. Buscamos também estimular a leitura em grupo. É gratificante perceber o envolvimento das crianças e de seus familiares. O prêmio daria um ânimo para seguir em frente, mas o reconhecimento da comunidade e dos colegas de trabalho é o que nos alimenta. E a educação é a chave mestra para abrir portas e transformar a vida desses meninos e meninas. Educação, saúde e segurança são o verdadeiro tripé para transformar uma realidade", destacou o servidor do TCE/BA.
A servidora Tânia Matos afirmou que a essência solidária do projeto e o empenho de Hélcio fizeram com que ela começasse a se envolver mais ativamente com a ação. “Passei a colaborar mais ainda, convidando a minha cunhada, que é professora de música, para participar. É muito gratificante ver essas crianças crescendo com conceitos de respeito e bons sentimentos. Só tenho a parabenizar Hélcio e agradecer a todos os que têm nos ajudado”, disse Tânia Matos.
Durante a visita, os membros da comissão julgadora, Daiana Alcântara e Tônia Dourado Vasconcelos, acompanharam e fizeram registros de todas as atividades desenvolvidas, além de entrevistar voluntários, mães e os jovens atendidos pelo projeto, com a intenção de avaliar os benefícios decorrentes da ação prestada pelo servidor e a dedicação do mesmo no desempenho da ação voluntária. “O que podemos dizer é que o projeto é inovador, pois ensina um esporte considerado elitizado para crianças e adolescentes carentes. Projetos como esse têm um significado especial. Aqui, eles descobrem o prazer de jogar e a importância de se respeitar as regras do tênis”, disse Tônia Vasconcelos.
Dos 78 inscritos, foram selecionados 28 finalistas, sendo que serão distribuídos R$ 42 mil em prêmios, contemplando os que ficaram do 1º ao 10º lugar. Os vencedores serão conhecidos no dia 25 de outubro, quando se comemora o Dia do Servidor Público.