IMG 4960Liderança, trabalho em equipe, organização e planejamento foram alguns dos temas trabalhados na dinâmica orientada pela servidora da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL) Olgacy Devay Torres de Freitas, durante a abertura da quarta edição do Projeto Casa Aberta de 2019, realizada na tarde desta quinta-feira (16.05). Quarenta e três alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Isaias Alves (ICEIA) tiveram a oportunidade de conhecer o gabinete do Conselheiro Inaldo Araújo, as instalações da Corte de Contas baiana, entender sobre o funcionamento do Tribunal, além de acompanhar uma sessão plenária.

IMG 4982Acompanhados pelos professores Natália Figueiroa, Regina Araújo e Osvaldino Vieira de Santana, os estudantes do 1º ao 4º ano do ensino profissional tiveram o primeiro contato com a Corte de Contas ao assistir o vídeo institucional "O TCE mais perto de você" e às explanações da ouvidora adjunta do TCE/BA, Ana Patrícia Crisóstomo Pereira, e de Juvenal Alves Costa, auditor estadual de controle externo. Os servidores discorreram sobre a estrutura do órgão público, esclarecendo sobre como funciona a Ouvidoria, a Lei de Acesso à Informação e a importância do exercício do controle social. “Todo cidadão deve, individualmente, exercer a sua função no controle externo. Só é possível efetuar essa atuação por meio do controle social e também através de denúncias junto à Ouvidoria”, acrescentou Juvenal.

Em seguida, os visitantes tiveram a oportunidade de conversar com o substituto de conselheiro Aloísio Medrado Santos, que, de forma resumida, explicou que a missão principal da Corte de Contas é zelar pela boa e regular aplicação dos recursos públicos."Espero que esta tarde traga uma noção de cidadania e desejo ainda estar na ativa para encontrar com alguns de vocês trabalhando aqui, como servidores, conselheiros ou como um defensor de alguém da administração pública”.

IMG 5005Na sequência, os alunos assistiram à sessão plenária e conheceram o Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para Auditoria (Cedasc), onde o gerente de Serviços e Suporte aos Usuários, Luiz Fernando Pinheiro, e o analista de suporte Alano dos Santos Castro Filho deram detalhes técnicos sobre as tecnologias usadas pelo Tribunal para exercer o trabalho de fiscalização e auditoria.

Após um pequeno intervalo, os jovens retornaram à sala de treinamento para a palestra da gerente de auditoria da 5D, Hélia Texeira Vasconcelos, do gerente de auditoria da gerência 5A, José Germano, e das assessoras do Ministério Público de Contas (MPC) Joselma Tavares Bispo Campelo Baptista e Maria Luiza Mesquita, sobre as funções dos seus respectivos órgãos e setores.

O estudante Iago de Assis, 17 anos, que cursa o primeiro ano de computação gráfica do ICEIA, contou que a experiência do Projeto Casa Aberta foi enriquecedora, já que foi possível conhecer toda a estrutura e funcionamento do órgão. Iago disse que já tinha ouvido falar da Casa de Controle, mas não tinha conhecimento sobre a sua função. “Dentre tantos aprendizados, acredito que um dos que mais me interessaram foi saber que, como cidadão, tenho a possibilidade de entrar em contato e fazer denúncias por meio da Ouvidoria”.

“Foi uma grande oportunidade para nós, alunos de escola pública, conhecermos sobre o TCE/BA, sobre alguns dos nossos deveres e direitos como cidadãos e abriram-se também portas para que nós possamos avaliar a possibilidade de buscar trabalhar na área futuramente”, concluiu Mirela Rodrigues Reis, também aluna de computação gráfica do ICEIA.

IMG 5007
IMG 5037