comissaoO primeiro dia do Fórum Nacional de Auditoria foi encerrado, nesta segunda-feira (5.11), com uma reunião entre representantes de diversos Tribunais de Contas responsáveis por multiplicar o conteúdo das normas de auditoria brasileiras alinhadas àquelas da INTOSAI (Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores). O encontro representa um avanço na implementação do terceiro nível da NBASP. A norma, que é subdividida em três níveis, teve sua primeira etapa aprovada em 2015; a segunda em 2017 e, até 2019, a previsão é que o nível 3, que engloba auditoria financeira, auditoria operacional e auditoria de conformidade, seja aprovado.

Segundo o conselheiro-corregedor do TCE/BA, Inaldo da Paixão Santos Araújo, que coordenou a reunião, o processo de concepção de normas é demorado e é natural que ocorra de tal maneira, “levando em consideração que trazer uma realidade internacional à realidade brasileira exige a busca por adaptações”. Tais adaptações são feitas por um grupo de técnicos dos Tribunais de Contas, escolhidos pelo Instituto Rui Barbosa para trazerem ao mundo auditorial brasileiro o que há de melhor nas práticas internacionais.

Profundo conhecedor das normas auditoriais, tendo participado da elaboração das Normas de Auditoria Governamental, o conselheiro Inaldo Araújo concluiu: “Para atingir a melhoria do Brasil, é necessário que o controle seja melhorado, e isso só ocorrerá com o conjunto do normativo, com o referencial teórico que diga aos nossos auditores qual a melhor forma de atuar e de agir”.

Confira aqui mais fotos do evento.