Setembro chegou, e com ele também se inicia o movimento de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante todo o mês, cuidado e respeito inspiram as ações que falam sobre a importância de cuidarmos da saúde mental. Neste sentido, o Serviço Social do Tribunal de Contas do Estado da Bahia convoca todos os servidores a participarem do movimento, utilizando um laço amarelo, assim como os bottons que foram distribuídos na campanha do ano passado.
O suicídio é um problema de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, anualmente, ocorrem mais óbitos em consequência do suicídio do que relacionados a doenças como malária, HIV, câncer de mama ou guerras e homicídios. Por isso, nossa atuação em torno do tema deve acontecer diariamente, não apenas durante o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, marcado pelo 10 de setembro.
Para a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a informação é a principal ferramenta para ajudar quem está enfrentando o problema. Ter uma escuta ativa, sem julgamentos e mostrar a importância de um acompanhamento psicológico é essencial para o auxílio e, até mesmo, recuperação de uma pessoa com pensamentos suicidas.
Em 2023, o lema da campanha nacional é “Se precisar, peça ajuda”. Todos pela vida!
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
Centro de Valorização da Vida (CVV) concede apoio emocional de forma gratuita e anônima através do número 188, chat (https://www.cvv.org.br/chat/) ou e-mail (https://www.cvv.org.br/e-mail/). Em Salvador, o CVV está localizado na Rua do Bângala, 47, Nazaré.