Auditores das 6ª e 7ª CCEs (Coordenadoria de Controle Externo) e representantes da Auditoria Interna do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), participaram de um encontro com representantes da Secretaria de Comunicação (Secom), com o objetivo de conhecer, de forma detalhada, o funcionamento da logística da política de comunicação daquela pasta, visando dar mais eficiência e rapidez aos trabalhos auditoriais. A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (28.08), na sala de treinamento da Escola de Contas José Borba Pedreira Lapa (ECPL) e foi marcada por uma apresentação técnica das ações da Secom, durante a qual os auditores puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas.

A apresentação foi dividida em dois momentos, sendo que a primeira parte tratou do funcionamento estrutural da Secretaria de Comunicação (Secom), trazendo o número de servidores e os estágios das despesas, desde o início da contratação. E a segunda envolveu o funcionamento do procedimento da contratação de uma empresa de publicidade e propaganda, desde a primeira solicitação, até a fase final do produto.

A gerente da 6ª CCE, Luiza Mesquita, informou que a solicitação da reunião se deu por conta de um processo de inspeção, realizado em 2015. “De acordo com a resolução 12/2017, foi decidido que a 6ª CCE promovesse o destaque dos contratos da Leiaute Propaganda, da CCA Comunicação e da Objectiva Comunicação, três empresas contratadas pela Secom, que são agências de publicidade e propaganda. Então, por conta desse trabalho, convidamos a Secom para vir e esta apresentação foi para também enriquecer o trabalho da Coordenadoria”, explicou.

Jorge Santos Nascimento, integrante do controle interno da Secom, declarou que a reunião foi importante por se constituir num momento de esclarecer todas as dúvidas sobre o processo de funcionamento de comunicação da Secretaria. E acrescentou: “Estamos aqui para mostrar aos auditores desta Casa como funciona todo o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia, dentro do processo de transparência, que visa trazer informação ao público, prestando contas à sociedade, para que, dessa forma, eles possam, dentro desta compreensão, conduzir suas auditorias”.