IMG 6471Servidores da Secretaria Geral (SEG) do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) jogaram, na manhã desta sexta-feira (19.07), o Você Gestor, sugerindo novas ideias para tornar o jogo de tabuleiro mais dinâmico e competitivo. Desta vez, a partida contou com uma novidade: os oito participantes se subdividiram em quatro equipes de dois jogadores, o que proporcionou uma maior troca de ideias nas decisões de gestão e de opiniões nas cartas de perguntas e respostas sobre a história do controle externo na Bahia e no Brasil.

O secretário-geral do TCE/BA, Luciano Chaves de Farias, sugeriu, por exemplo, a substituição das casas cinza do tabuleiro, nas quais os jogadores passam a vez, por casas que sorteiem as cartas com questões de maior nível de dificuldade do Diga Aí, o teste de conhecimentos sobre a história do controle. A mudança foi prontamente atendida e será feita antes do processo de fabricação do jogo em larga escala. Luciano Chaves revela-se um grande entusiasta do projeto lúdico/pedagógico "Você Gestor"! Por conta da prática, ele acredita que, em breve, o TCE/BA será também reverenciado pela iniciativa de educar e orientar por meio de jogos.

“Aqui, na Secretaria Geral, formamos quatro duplas e fomos jogar. A experiência foi muito positiva e, de fato, ficamos todos entretidos e ávidos por cumprir as missões sorteadas a cada dupla gestora de áreas importantes da administração pública. Nessa experiência na SEG, o "card" de perguntas e respostas foi o que mais atraiu atenção, gerando, inclusive, debates sobre a adequação das respostas apresentadas. O que nos levou a sugerir uma ampliação da quantidade de perguntas, com segregação de nível (básico e avançado). A casa precisa buscar conhecer esse interessante projeto pra poder disseminá-lo em ambientes externos. Fica a dica!”, ressaltou o secretário-geral do TCE/BA.

IMG 6515Após cumprir duas importantes missões como gestora simbólica da área de Saúde, a servidora Evellyn Figueredo, que venceu a partida juntamente com o parceiro de jogo, Edson Tomas dos Santos, ressaltou a importância do Você Gestor como ferramenta educacional. "É um jogo lúdico e muito enriquecedor, que traz perguntas interessantes sobre o Controle Externo e nos permite vivenciar situações de gestão. Juntamente com o meu parceiro de jogo, o auditor e colega Edson, cumprimos as duas missões. Foi uma experiência maravilhosa. Pude interagir e trocar conhecimentos com os demais colegas”, disse Evellyn.

O Você Gestor vem sendo testado e aplicado em diversas áreas do TCE/BA, escolas públicas e universidades, com o objetivo de disseminar a cultura do controle social, dos princípios de gestão e da tecnologia cívica por meio do processo de gamificação. Por meio dessa prática, o Tribunal visa formar cidadãos multiplicadores, que auxiliem a Casa de Contas e Controle da Bahia na fiscalização dos recursos públicos, aperfeiçoando a gestão pública estadual.

Participaram também da partida os servidores Maiana Costa, Rita Arouca, Valéria Café, Tainá Ferreira Santana e Felipe Santos.