Com a finalidade de fortalecer a transparência e dar maior efetividade às ações na prevenção de desvios e no monitoramento das despesas públicas, representantes da Rede do Observatório da Despesa Pública-ODP estiveram reunidos, nesta terça-feira (15.05), em Goiás, no Seminário de Apresentação de Resultados do Estudo Temático sobre Compras Governamentais da Rede ODP, com a intenção de compartilhamento de dados entre as Cortes de Contas a fim da criação de uma cultura colaborativa.
O seminário, que segue até 16.05, marca uma sequência de discussões que começaram no ano passado em várias regiões brasileiras. Participaram pelo TCE/BA a assessora de Gabinete do Conselheiro Marcus Presídio, Renata Muricy Hirs; e os gerentes de Desenvolvimento da Gestão do Controle Externo (Gdex), Augusto César Pinheiro de Mattos, e de Informações Estratégicas e Apoio à Auditoria (Gati), Augusto Gonçalves de Sousa.
O chefe do Serviço de Informações Estratégicas, Vitor Gobato, coordenador do ODP no TCE/GO, apresentou os resultados do Tribunal e afirmou estar contente com os números alcançados. “É uma iniciativa inovadora poder trabalhar em rede e trocar experiências com órgãos do Brasil todo. Isso aumenta a capacidade de análise, porque a gente tem condições de compartilhar banco de dados, técnicas de análise de dados e experiências de trilhas”, declarou.
Com a nova medida, o esperado apresentado no seminário é que o trabalho ajude a direcionar as ações do controle externo. “Aquilo que fazemos hoje não mais será da forma que fazemos hoje. Nossas auditorias não serão como são hoje e nem as fiscalizações não serão mais da forma que fazemos hoje”, declarou Celmar Rech.
Rede ODP
A Rede ODP atua em âmbito nacional e abrange o Observatório da Despesa Pública (ODP) no Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília/DF; os ODP estaduais, nos estados signatários de Acordo de Cooperação Técnica com a CGU; os Tribunais de Contas, por meio de suas Unidades de Informações Estratégicas (UIE), projeto denominado ODP.TC; e os municípios que aderiram ao projeto através dos ODPs estaduais.
O Observatório da Despesa Pública (ODP) é uma espécie de malha fina dos procedimentos governamentais em diversos setores, que produz informações estratégicas, úteis para a auditoria e fiscalização dos recursos públicos. Para reproduzir o modelo de atuação do ODP nos estados brasileiros, o Ministério da Transparência criou o projeto ODP.estadual.
* Matéria produzida pela Ascom do TCE/GO e editada pela Ascom do TCE/BA.