IMG 1800Acompanhada de alguns dos seus assessores, a titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, fez uma visita de cortesia, nesta quinta-feira (17.10), ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), onde foi recebida pelo conselheiro-presidente Gildásio Penedo Filho. O encontro, no Gabinete da Presidência do TCE/BA, foi marcado pela cordialidade e também por uma intensa troca de informações, dentro do objetivo de solicitar o apoio e engajamento da Corte de Contas baiana nas ações planejadas para o Novembro Negro, quando uma série de iniciativas de promoção de igualdade racial são colocadas em prática, em referência ao Mês da Consciência Negra, em virtude da data simbólica, 20 de novembro de 1695, morte de Zumbi dos Palmares.

O presidente do TCE/BA se mostrou sensível ao tema e reiterou o compromisso em fortalecer as ações no campo da igualdade racial e de combate a intolerância religiosa, adotando estratégias de valorização da luta e na defesa dos direitos do povo negro. O conselheiro aderiu ao calendário do Novembro Negro 2019 e a Casa de Controle deve planejar ações que tratem dessa temática a serem realizadas durante o mês, a exemplo de atividades de combate ao racismo institucional com seus servidores.

A secretária divulgou ações já em curso na Bahia, a exemplo da política de cotas no serviço público estadual, outras ações apontadas no Estatuto da Igualdade Racial; bem como serviços desenvolvidos pela pasta, a exemplo do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela.

“É muito importante o envolvimento deste importante órgão no âmbito dos temas ligados às políticas afirmativas. Fizemos boas projeções de parceria, entendendo o valor e participação vital do TCE neste processo. Teremos, sem dúvidas, um grande Novembro Negro com o engajamento do TCE. Este é um organismo que tem contribuído fortemente para a excelência na gestão e controle das políticas públicas”, destacou Fabya Reis.

Na edição deste ano, o tema será "Todas as vozes contra o racismo. Todas as leis contra os racistas!". A campanha consite em convocar a sociedade a enfrentar o racismo e divulgar a legislação disponível, bem como as políticas de enfrentamento.