Servidora do TCE/BA é escolhida para conduzir tocha olímpicaA servidora do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) Verena Croesy Mascarenhas de Andrade integra a lista dos baianos que conduzirão, dia 24 de maio, a tocha olímpica na capital. Além de desportistas, medalhistas dos Jogos Pan-Americanos e personalidades, o revezamento vai contar com a participação de 12 baianos selecionados por meio de uma campanha do Bradesco – um dos patrocinadores oficiais dos Jogos Rio 2016 –, lançada em agosto de 2015, que levou em consideração a história de vida deles; sua relação de transformação e ou interação com a sociedade onde vive; e sua integração com os valores olímpicos. A história de vida de Verena foi compartilhada pela sua irmã Mara Croesy, que descreveu o trabalho voluntário desenvolvido com idosos e crianças com câncer.

Memória, imaginação e muita criatividade. Junte esses três elementos numa narrativa simples e não vai demorar a brotar da cabeça uma boa história. Mas antes é preciso exercitar a oralidade, montar uma estrutura lógica com personagens e ambientes para fazer-se entender de maneira clara. Verena Croesy se interessou pelo trabalho que um amigo realizava e buscou um curso de 'Ouvidores, Encantadores e Contadores de Histórias', no Hospital Santa Izabel. Hoje ela faz parte do projeto de contadores e ouvidores de histórias, que já beneficiou centenas de pacientes internados em instituições de saúde da capital baiana.

gacc8“Tudo começa com uma visita dos ouvidores, responsáveis por conversar com os idosos nos asilos e colher os depoimentos. O conteúdo das conversas é transmitido para os encantadores, que desenvolvem, de forma lúdica, histórias infantis. Já os contadores mergulham na fantasia e utilizam mecanismos de linguagens que colorem a rotina das crianças. Crianças de abrigos, creches, casas de apoio ao câncer e hospitais dão asas à imaginação e são inseridas num universo narrativo por meio de estímulos visuais e auditivos. A partir daí, a criança faz um desenho e sua história transformada retorna para o idoso”, revela Verena.

Carinho, afeto, sorrisos de alegria e olhos brilhando de felicidade. Todos esses gestos de solidariedade alegram o coração de Verena, que promete se divertir durante o percurso que conduzir a tocha olímpica. O revezamento da Tocha Rio 2016 irá percorrer todos os estados e mais de 300 cidades, durante cerca de 100 dias, até a chegada ao Rio, no dia 5 de agosto de 2016, para o acendimento da Pira Olímpica. Até o momento não foi divulgado o roteiro do percurso nem o horário. A tocha deve passar por 27 cidades baianas:

Teixeira de Freitas, Itamaraju, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro (dia 19); Eunápolis, Itapetinga e Vitória da Conquista (20); Itambé, Floresta Azul, Ibicaraí, Itabuna e Ilhéus (21); Itacaré, Camamu, Ituberá, Cairu e Valença (22); Lençóis (23); Salvador (24); Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Capim Grosso e Senhor do Bonfim (25); Jaguarari, Juazeiro e Sobradinho (26); e Paulo Afonso (27).