lapisCom o objetivo de incentivar a fiscalização e a melhoria na qualidade da educação baiana, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia, por intermédio do gabinete da conselheira Carolina Costa e do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologia para Auditoria (Cedasc), apresentou, na manhã desta quinta-feira (13.06), o aplicativo “Na ponta do lápis” para os auditores do TCE/BA e do TCM/BA. O aplicativo é fruto de uma parceria entre o TCE/BA, TCM/BA e TCE/MG e tem como finalidade servir de ferramenta para o controle social.

A versão do APP que será utilizada na Bahia está sendo desenvolvida pelos servidores do Cedasc, Helcio Petrônio dos Santos Junior e José Roberto Leitão Alvarez, e será lançado após os testes e ajustes finais. A produção do aplicativo não teve custos ao TCE/BA, e todo o suporte está sendo oferecido pelo TCE/MG. A plataforma permite que os cidadãos possam relatar os problemas encontrados em escolas públicas. A intenção é que as informações sejam acessadas pelo gestor da sua região, possibilitando que estratégias sejam adotadas para resolução de problemas.

Para a coordenadora de gabinete da conselheira Carolina Costa, Maria Aparecida Silva de Menezes, com a aplicação da ferramenta será possível empoderar o controle social, além de exercer uma função pedagógica. "O Na Ponta do Lápis será voltado para a gestão e controle social. É uma forma de o TCE/BA auxiliar os gestores na administração", esclareceu.

Ainda em fase de homologação, o aplicativo agora será testado pelos auditores do TCE/BA e do TCM/BA, que poderão utilizar todas as funções já disponíveis e comunicar ao Cedasc sobre eventuais problemas, além de dar dicas de melhorias para o seu funcionamento.