IMG 8242A alimentação saudável está diretamente ligada à qualidade de vida e à produtividade do indivíduo e, com o objetivo de fomentar a conscientização sobre o tema, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) promoveu, na tarde desta quarta-feira (13.11), a palestra "Comer Intuitivo, sua vida livre de dietas!", que ocorreu na sala de treinamento da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL) e foi ministrada pela especialista em Nutrição Clínica, Helena Matos, como parte do 2º Ciclo de Palestras.

O comer intuitivo é uma abordagem ainda pouco conhecida, que envolve o autoconhecimento, a percepção de fome e saciedade e a consciência de escolhas no consumo alimentar. Helena explica que essas mudanças não são feitas através de restrições e dietas e complementa: “Até porque já existem muitos dados científicos mostrando que essas restrições não trazem o resultado esperado de perda de peso. O que acontece é que as pessoas que se determinam a fazer essas dietas acabam, inconscientemente, focando e relembrando de tudo aquilo que não deveriam comer. Enquanto o comer intuitivo traz justamente o oposto, traz a liberdade de escolha e um novo processo de percepção em contato com o próprio corpo”.

Diferenciar quando é vontade de comer e quando é a fome fisiológica, ficar alerta quanto às emoções que levam o indivíduo a comer quando não é necessário e saber observar os sinais de saciedade fazem parte dos dez princípios que guiam essa nova perspectiva de comer consciente abordada na palestra.