Com uma expressiva participação dos servidores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), que lotaram o auditório Conselheiro Lafayette Pondé, o palestrante Gabriel Carneiro Costa ministrou, na tarde desta quarta-feira, o workshop Postura e Comunicação de Liderança, evento que faz parte do Programa de Desenvolvimento e Liderança, promovido pela Diretoria de Recursos Humanos/Gerência Estratégica de Gestão de Pessoas (GEGEP) e pela Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL). O evento, o terceiro encontro conduzido por Gabriel Carneiro Costa, teve como foco produzir reflexões a respeito da necessidade de mudanças que as pessoas precisam ter, tanto nas relações pessoais como no ambiente de trabalho, e será encerrado nesta quinta-feira (26.09) pela manhã.
Na abertura do workshp, o presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, dirigiu breves palavras de saudação aos participantes e, parabenizando os organizadores, destacou a importância de iniciativas que contribuam para o crescimento das pessoas e, em consequência, para a melhoria do ambiente de trabalho e do próprio Tribunal.
Gabriel Carneiro iniciou sua palestra relembrando alguns dos princípios e ideias discutidos nos dois eventos anteriores, especialmente salientando a importância do tópico “Teoria de Contratos”, que pode ser explicado a partir da necessidade que todos nós temos de agir de forma combinada com o outro, seja nas relações de trabalho seja nas relações familiares. O propósito, de modo geral, dos princípios mostrados é sempre criar um ambiente melhor no dia a dia, estimulando os processos de mudanças essenciais para que se possa subir de nível e para que se estabeleçam relacionamentos mais produtivos.
O foco principal do primeiro dia do workshop voltou-se para as questões ligadas ao comportamento e à postura, e, interagindo bastante com os participantes, procurou trabalhar questões como a gestão de conflitos e o padrão de crenças, procurando refletir sobre quais são as nossas crenças, quais as que aproximam e quais as que afastam de um modelo de gestão melhor. Ele apresentou uma ferramenta de relacionamento baseada em psicologia transacional, que qualifica da maior importância, mostrando como é que são as relações das pessoas, quando é que a relação é mais assertiva, quando é que ela é mais conflituosa, como é que se rompe uma relação marcada pelos conflitos.
E, por meio de várias indagações, fez os participantes refletirem: “As dificuldades nas relações existem, se relacionar muitas vezes é algo cheio de dificuldades. Por que é que acontecem alguns conflitos e por que outros não acontecem? Por que a gente neutraliza alguns conflitos? Como é que a gente estrutura feedback para a equipe?” E mostrou o que se pode fazer de modo a que, mesmo diante de assuntos que possam ser divergentes, seja possível encontrar uma forma de comunicação, “que nos leve a conseguir conversar sobre essas supostas divergências sem necessariamente entrar em conflito” ou seja, que se torne possível conviver, sem romper a relação.
O PALESTRANTE
Gabriel Carneiro Costa é escritor, especialista em comportamento humano e palestrante internacional, formado em Comunicação Social – Relações Públicas, com estudos nas áreas de coaching profissional, pessoal e familiar, educação emocional, psicologia positiva, análise transacional e neurociência.