aberturaDivididos em cinco módulos por séculos de história, o curso “A Cidade do Salvador através dos Séculos”, ministrado pelo especialista em conservação e restauração de monumentos e conjuntos históricos, Francisco Senna, foi concluído nesta segunda-feira (16.05), agregando ainda mais conhecimentos para os servidores dos Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e dos Municípios (TCM/BA). Ao encerrar o curso, em reconhecimento pelo valor do conteúdo repassado, Francisco Senna foi aplaudido de pé pelos participantes.

O curso abordou os cenários históricos que antecederam e motivaram a fundação da primeira capital do país, a conjuntura à época do descobrimento e seus desdobramentos, a criação do bispado de São Salvador da Bahia, primaz do Brasil, e a consequente elevação da fortaleza à dignidade de cidade com o nome do Salvador, seus personagens históricos, fatos relevantes, curiosidades pitorescas, principais povos que formaram os soteropolitanos e sua globalização gerada pelo seu grande porto e comércio.

publicoDe acordo com o arquiteto e urbanista Francisco Senna, os módulos se complementaram cronologicamente e foram indispensáveis para a compreensão da evolução da história de Salvador. “O primeiro módulo tratou da fundação da cidade. Já no segundo, falamos de Salvador quando ela deixa de ser uma fortaleza, com elementos ainda precários de arquitetura, e passa a ser uma cidade monumental. No terceiro momento, abordamos o grande crescimento da cidade, quando Salvador torna-se a maior cidade do Hemisfério Sul. No nosso quarto encontro, jogamos luz sobre a transformação a partir dos investimentos públicos. É quando a cidade recebe investimentos em calçamentos de ruas, drenagens de rios, contenção de encostas, edificações e serviços públicos essenciais. E, por último, a modernização das cidades, quando a cidade entra no século com 180 mil habitantes e fecha o século com quase três milhões. Ou seja, ela se torna uma megacidade, com crescimento desordenado por força da explosão demográfica”, explicou.

saudacaoNo encerramento do curso, o conselheiro diretor da ECPL, Inaldo da Paixão Santos Araújo, parabenizou o professor Francisco Senna pelo conteúdo ministrado. Acompanhado de sua esposa, Vânia Regina Crusoé Araújo, e da diretora-adjunta da ECPL, Denilze Sacramento, o conselheiro Inaldo Araújo presentou o palestrante com orquídeas. “Foram cinco momentos históricos para falar da história da mais bela cidade deste Brasil. E Chico Senna, com sua maestria, talento, lhaneza e conhecimento, nos ofertou cinco magistrais aulas, envolvendo temas pitorescos daqueles que moram, conhecem Salvador, mas não tinham noção de quão grandiosa é a história dessa cidade para o estado, para o Brasil e para América Latina. Durante muitos séculos, Salvador foi a cidade mais importante das Américas, o Porto das Américas. O mar dos saveiros. E uma cidade cosmopolita desde sempre. Parabéns aos Tribunais ao permitirem seus servidores mergulharem na história da primeira capital do país”, enfatizou o conselheiro.

floresDEPOIMENTOS

“O curso A Cidade do Salvador Através dos Séculos é de grande importância por proporcionar aos servidores do TCE e TCM, por meio da ECPL, a possibilidade de se ter acesso ao conhecimento histórico-cultural da Cidade do Salvador. O curso foi ministrado por Francisco Senna, importante servidor do TCM, detentor de vasto conhecimento sobre o tema, o que proporcionou aos participantes a importância de um olhar cultural e histórico sobre a nossa cidade. O curso trouxe ainda a possibilidade de se fazer um reconhecimento ao professor Francisco Senna, ilustre professor e uma pessoa muito carismática, que merece todo nosso respeito e prestígio.”
Denilze Sacramento, Diretora-adjunta da ECPL.

“Quero parabenizar as duas Escolas de Contas dos Tribunais por terem acertado na escolha da temática e da escolha do professor Francisco Senna, que reputo como uma das principais autoridades nesse assunto. Além do curso ser extremamente enriquecedor, e abrir os nossos horizontes, é um conteúdo que nos faz entender certos processos dos espaços cívicos e nos traz respostas. Todo esse arcabouço histórico contribui para o nosso trabalho. Não apenas no aspecto do controle externo, mas especialmente na formulação de políticas públicas. Me sinto privilegiado de ter participado.”
Mário dos Santos Silva, Chefe de Gabinete do Ministério Público de Contas.